Conheça os principais tratamentos para celulite

Por Laise Santos Xavier, professora do curso de Estética e Cosmética do Unilavras

Quem nunca se incomodou com a famosa celulite? Aqueles temidos “buraquinhos” na pele que dão aspecto de “casca de laranja” nas regiões do corpo são o terror de qualquer pessoa!

Essa disfunção estética, na verdade leva o nome científico de Fibroedema Geloide ou “FEG”. Sua incidência, em maior proporção, acomete mulheres após a puberdade. Isso pode ser explicado, em parte, pelas alterações hormonais que são inerentes à população feminina e interferem de forma sistêmica no organismo.

 

Fisiopatologia: como ela se desenvolve?

A FEG é definida como uma infiltração edematosa (que significa acúmulo de líquido) do tecido conjuntivo subcutâneo (tecido de gordura). Ela pode evoluir com formação de tecido fibrótico, gerando as depressões observadas na superfície da pele. Existem diversos fatores que podem estar envolvidos no desenvolvimento dessa disfunção, como por exemplo, fatores genéticos, étnicos, hormonais e emocionais, além de hábitos de vida como má alimentação, sedentarismo, baixa ingestão de água e tabaco. Estudos mostram que esses fatores levam ao prejuízo da circulação e aumentam a retenção hídrica no tecido de gordura, favorecendo o desenvolvimento da FEG.

 

Tratamentos mais indicados para FEG

Vale lembrar que nenhum tratamento estético é capaz de resolver sozinho o problema. Assim, é preciso que o paciente compreenda a importância da mudança dos hábitos de vida para a melhora do quadro. Dessa forma, adotar uma alimentação saudável, ingerir bastante água e manter uma rotina de exercícios físicos é essencial para resultados satisfatórios.

Existem muitas opções de tratamentos estéticos no mercado com a promessa de melhorar o aspecto da FEG. Com isso, torna-se imprescindível ao paciente procurar por um profissional capacitado que avalie quais os melhores recursos para seu caso em específico.

 

Confira abaixo os principais recursos e técnicas utilizados no tratamento da FEG:

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma forma de terapia manual amplamente empregada na prática estética. Ela pode ser utilizada tanto na prevenção quanto no tratamento da FEG. Quando bem executada, essa técnica promove melhora da circulação sanguínea e linfática, colaborando para a eliminação da retenção líquida.

A técnica consiste em manobras suaves, lentas e rítmicas que podem ser realizadas em todo o corpo do paciente. O processo respeita o trajeto do sistema linfático, a fim de drenar o excesso de líquido presente no espaço intersticial.

A Endermologia é um tratamento que utiliza um aparelho de sucção para tratar algumas disfunções estéticas. A ação da endermologia se deve, basicamente, pelo estímulo da drenagem linfática gerado pelo movimento do aparelho na região de aplicação. O remodelamento do tecido adiposo causado pela sucção e deslizamento do tecido também favorecerá o tratamento. 

Com isso, a técnica consegue eliminar a retenção líquida e, ao mesmo tempo melhorar as irregularidades presentes na pele em decorrência da fibrose do tecido subcutâneo.

A Radiofrequência é um recurso elétrico que emite ondas do espectro eletromagnético. Essas ondas eletromagnéticas são capazes de promover um aumento considerável da temperatura do tecido. Assim, elas geram efeitos benéficos no tratamento de disfunções estéticas como rugas, gordura localizada, estrias, flacidez de pele e FEG.

No tratamento da FEG, a radiofrequência irá atuar diretamente sobre o tecido adiposo promovendo seu aquecimento e induzindo danos térmicos, destruindo as células de gordura. Além disso, esse aumento de temperatura local promove uma diminuição do enrijecimento da fibrose que retrai o tecido. Dessa forma, consegue-se uma melhora considerável da aparência local.

O Ultrassom Terapêutico é um aparelho que produz ondas mecânicas e é capaz de gerar reações significativas em células e tecidos. Seus efeitos podem ser descritos como térmicos e mecânicos. O Ultrassom promove a redução da viscosidade no líquido presente no local e melhora da circulação linfática e sanguínea na região. Por isso, a técnica é considerada um excelente recurso no tratamento da FEG. O equipamento também é um ótimo recurso na eliminação da retenção líquida, contribuindo para melhora do tecido fibrótico.

Os tratamentos estéticos em geral costumam apresentar resultados desde a primeira sessão. Porém, para um resultado satisfatório nas disfunções estéticas, é recomendado a realização de mais sessões com acompanhamento da evolução do quadro pelo profissional responsável. O número de sessões varia de paciente para paciente, dependendo do caso clínico, da resposta do organismo e da colaboração do paciente com o tratamento.

 

No curso de Estética e Cosmética do Unilavras você vai aprender todas as técnicas descritas no texto acima. Conheça o curso e seja Unilavras!