Unilavras recebeu alunos do curso de Medicina da UFLA para aula prática

O Unilavras é uma Instituição que preza pela formação de qualidade de seus alunos, além de oferecer a prática a outros estudantes que utilizam os espaços acadêmicos disponíveis para a prática profissional. E com essa proposta, no dia 22 de fevereiro, 28 alunos, do curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram de uma atividade com o curso de Enfermagem do Unilavras.

Os alunos são do 3º ao 8º período, que integram a Liga Acadêmica de Anestesiologia e Medicina Intensiva (LAMI). Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as técnicas de punção de acesso venoso periférico. A atividade aconteceu no Laboratório de Enfermagem do Unilavras e foi ministrada pela Professora Estefânia Pádua. De acordo com ela, o procedimento foi realizado nas peças já existentes na Instituição e os alunos aproveitaram bastante esse momento. “A aula foi solicitada pela Liga. Eles ficaram encantados e querem mais aulas.” Esta foi a primeira vez que esse tipo de atividade ocorreu no curso de Enfermagem. Entretanto, a docente afirmou que apresentações como essa podem ocorrer mais vezes, com mais alunos participantes.

De acordo com o responsável pela LAMI, Bruno Lopes Rezende Affonso, aluno do 8º período de Medicina, o curso foi de muita importância para a formação profissional dos envolvidos. “O curso introduziu o tema de acesso venoso periférico de forma muito proveitosa. Além disso, mostrou de forma didática como realizar o acesso periférico utilizando os manequins do laboratório do Unilavras.” O estudante também ressaltou a importância dessa aula no desenvolvimento prático-clínico e em grupo. “Ela permite a aproximação com a rotina dos profissionais de saúde de modo que o futuro médico perceba o desenvolvimento de suas habilidades quando inseridos em equipes multiprofissionais.”

Por fim, a professora Estefânia Pádua acredita que essa interação interdisciplinar é de extrema importância para a discussão de casos, troca de ideias, além de conhecimento e interação entres os alunos. Este foi o primeiro passo para que mais aulas como a ocorrida possam acontecer futuramente, fortalecendo cada vez o contato entre os estudantes.