Artigo de Professor do Unilavras é publicado em periódico internacional

A ocorrência de desastres naturais na Região Serrana do Rio de Janeiro em épocas de chuva é recorrente. Alagamentos, deslizamentos de terra e diversas pessoas afetadas pelos fenômenos naturais da área são condições sempre noticiadas pela mídia nesses períodos. Nessa perspectiva, buscando uma forma de prevenir esses desastres, o professor de Engenharia Civil do Unilavras, Geovane Junqueira Alves, teve um dos resultados de sua tese de doutorado publicada no International Soil and Water Conservation Research, periódico de alto fator de impacto e mundialmente conhecido.

Segundo Geovane, o artigo “Desastres naturais na Região Serrana do Rio de Janeiro, Brasil: avaliação da erosividade diária como um índice de alerta”, trabalha a utilização de um índice que calcula a energia da chuva, como forma de prever eventos catastróficos causadores de desastres naturais. Dessa forma, o estudo foi desenvolvido na região das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. A região é um dos locais que mais sofreu com eventos hídricos extremos na última década. Mais de 1.400 pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas. Como resultado, entende-se que a Defesa Civil utiliza dados precipitados para tentar prever essas ocorrências.

“Índices que consigam prever a potencialidade de um determinado evento de precipitação causar tamanhos prejuízos sociais, econômicos, e, principalmente, de vidas são de extrema importância no que se refere à tomada prévia de decisão por parte da defesa civil”, completa Geovane. Assim, nesse trabalho, foram realizados cálculos da energia das chuvas até o ano de 2100, a fim de auxiliar a Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro e a população residente no local.