O que levar em consideração na hora de comprar um carro?

Comprar um carro novo, ou mesmo usado, é sempre um desafio pois envolve um custo alto e não queremos tomar a decisão errada. São muitos pontos a serem analisados, muitas opções no mercado e, principalmente, opiniões divergentes em qualquer discussão.

Hoje, no Brasil, o design ainda é um dos principais critérios de escolha. Não podemos cair nessa armadilha e devemos ponderar outras questões que afetam nosso bolso e ainda podem evitar trazer dor de cabeça no futuro. Separamos algumas dicas com os principais pontos que devem ser observados no momento da escolha do veículo.

Qual o seu perfil de usuário?

Essa é, com certeza, a principal dica dentre todas. Tente listar as suas necessidades e, através delas, você será capaz de entender qual o segmento irá te atender. Isso irá descartar a maioria das opções, focando só na categoria que te atenda.

Para entender o seu perfil, faça perguntas do tipo: Vou usar para trabalho ou para passeio? Se for usar para trabalho, concentre-se em modelos onde o preço da revisão é mais barato, em marcas com bom atendimento pós-venda, em modelos de fácil revenda, visto que o uso será mais intenso. Utilizarei o carro mais em estradas de terra ou mais em asfaltos? Para estradas de terra são necessários veículos com suspensão mais robusta e maior distância do solo, o que chamamos de “vão livre”, sendo os veículos tipo caminhonetes os mais indicados.

Utilizarei o carro com muita frequência para viagens longas? Opte por um carro de consumo de combustível mais econômico. Tenho filhos? Talvez seja necessário um carro mais espaçoso e com um bom porta-malas. Qual a faixa de preço que estou disposto a pagar? Evite cair na tentação de um veículo mais caro desnecessariamente. Respondendo perguntas como essas, você terá em mente uma categoria que irá facilitar sua decisão.

Consumo x Potência

Se você já entendeu o seu perfil de usuário e realizou uma seleção dentre as possibilidades, provavelmente não sobraram mais que dois modelos de cada montadora. Sendo assim, vamos para alguns critérios importantes.

Os carros com motores de menor volume tendem a ser mais econômicos, ou seja, motores 1.0 ou 1.4, porém, em contrapartida, apresentam menor desempenho na estrada. Nessa decisão, o motor turbo consegue fornecer maior potência em motores de volume menor. Tendo em mente as suas necessidades, pesquise qual das versões apresentam motores mais modernos que conseguem uma melhor razão entre potência e economia.

Considere os gastos futuros

O preço que você irá pagar pelo automóvel é apenas uma parte de todas as despesas que terá com ele. IPVA, seguro, combustível, revisão e substituição de peças irão corresponder a uma parte significativa de suas despesas no final de um ano. Pesquise antes de bater o martelo. Um carro caro pode custar ainda mais com o tempo.

Conforto e Dirigibilidade

Questões de conforto e dirigibilidade podem ser muito particulares e ao mesmo tempo um incomodo permanente se não forem olhadas com atenção. A melhor dica é, teste-drive! Não deixe de visitar a concessionária ou mesmo pegue o carro de um amigo caso tenha uma oportunidade. As pessoas têm estilos de dirigir diferentes, estaturas diferentes, portanto pontos de vista diferentes em relação ao conforto e a dirigibilidade. Não deixe de experimentar antes de decidir.

Acessórios

Os acessórios são grandes atrativos para a compra de um veículo. Fique atento com o que está incluso no seu modelo. Ar-condicionado, vidro elétrico, sistema multimídia, etc. Alguns são supérfluos, mas outros fazem total diferença para sua escolha. Evite ser atraído e valorizar desnecessariamente alguns kits de acessórios.

Revenda

Pesquise se o modelo de sua escolha apresenta bons preços e boa procura na hora de revender. Será o momento de recuperar parte do que foi gasto, então, um bom preço e uma facilidade de revenda agrega muito valor a um modelo.

Que tal um carro usado?

Comprar um carro usado pode ser um grande negócio. A desvalorização de um veículo normalmente é muito grande nos primeiros anos e você pode fazer um grande negócio adquirindo um carro seminovo. Nesse caso preste muita atenção! Se optar por um carro usado deverá tomar nota de muitas outras informações antes de fechar negócio como, analisar o estado do carro, se foi batido, quilometragem, dentre outras. Nesse caso deve-se sempre procurar um profissional ou um mecânico de confiança que saiba analisar todos detalhes. Nunca tome uma decisão precipitada e a emoção deve ser deixada de lado nesse caso.

Cuidado com a opinião dos outros

Por fim, uma dica muito importante. Cuidado em valorizar demais a opinião de leigos. Quando comentamos com pessoas próximas da decisão de comprar um carro, surgem muitos falsos especialistas entre amigos. Sempre com intuito de ajudar, mas, muitas vezes, guiados pela emoção. Raramente as pessoas contam para as outras que ficaram decepcionadas com suas escolhas ou que entendem que outro carro seria melhor, não é mesmo? Portanto se permita ouvir e discutir mas pesquise antes da decisão final.

Manutenção

Importante verificar também o valor de manutenção do veículos com relação à mão de obra e custo de peças de reposição e se existe em sua cidade, fácil acesso a esta manutenção, que, às vezes é dependente, de concessionárias especializadas em serviços de alguns modelos de veículos e também alguns itens específicos, como caixa de marchas/câmbios especiais e também garantias, por parte de concessionárias de alguns itens de veículos mais novos.

Fique de olho nas tabelas!

De maneira geral existem tabelas, ou seja, as chamadas de “fichas técnicas” dos veículos, que trazem todas as informações sobre consumo na cidade e na estrada, valores de potências e relação de peso/potência, pois muitas das vezes, um veículo tem potência “baixa”, como nos motores 1.0, possuem uma carroceria pesada, o que faz com que você tenha um aumento de consumo de combustíveis em cidades com muitos “morros”, pois o veículo terá que transportar maior peso total, ladeira acima.

Estas tabelas trazem índices de valorização e desvalorização dos veículos com o passar dos anos de uso. Outras informações importantes são expressas em índices que levam em consideração em conjunto, o tempo de uso, economia, espaço interno, menor custo, e, claro, serve como auxílio dentro das características e aplicações que se quer para seu veículo. É interessante realizar um comparativo entre os dados contidos nas fichas técnicas dos veículos, para verificar aquele que te atenderá em maior quantidade de itens avaliados e considerados importantes, dentro de cada perfil/aplicação do usuário.