Reitora do Unilavras é homenageada com a Medalha Coronel Fulgêncio

A Reitora do Unilavras, Prof.ª Dr.ª Christiane Amaral Lunkes Argenta foi homenageada pelo 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais nesta sexta-feira (08). Durante as comemorações dos 90 anos da fundação do 8º Batalhão em Lavras, além da Prof.ª Christiane, diversas autoridades civis, e personalidades de todo o Estado foram agraciadas com a Medalha Coronel Fulgêncio e a Moeda Comemorativa.

A cerimônia de outorga da medalha contou com a presença Comandante da 6ª Região da Polícia Militar, Coronel PM Juliano Santana Silva e do Comandante do Oitavo Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel PM Rodolfo César Morotti Fernandes. A medalha Coronel “Fulgêncio de Souza Santos” foi instituída em 1982, quando o 8º Batalhão comemorava seus 50 anos.

Coronel Fulgêncio

O coronel Fulgêncio de Souza Santos foi o primeiro comandante do 8º Batalhão, tendo comandado a unidade por apenas três dias – assumiu o comando no dia 11 de julho de 1932 e morreu após ser atingido por uma bala inimiga na Revolução de 1932 no setor do Túnel, em Passa Quatro, no Sul de Minas. Após a sua morte, assumiu o comando do 8º Batalhão o tenente coronel José Persilva, que foi o segundo a comandar a recém-criada unidade militar de Minas Gerais. O 8º Batalhão de Caçadores Mineiros ficava em Belo Horizonte e, no dia 28 de fevereiro de 1934, pelo decreto 11.238, o interventor federal Benedito Valadares Ribeiro deu por sede do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros a cidade de Lavras.

Em 21 de março, quase um mês após a assinatura do decreto, chega a Lavras e se estabelece em definitivo o 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, hoje 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, sendo seu primeiro comandante, em Lavras, o tenente coronel José Persilva. O efetivo do batalhão girava em torno de 300 homens.