Unilavras recebe visita do MPMG e IEF

Mais um passo em prol do desenvolvimento acadêmico e estrutural do Unilavras foi dado essa semana. Na última terça-feira (09) a Instituição recebeu uma equipe do Instituto Estadual de Florestas – IEF de Belo Horizonte, da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande – ARPA Rio Grande, do Ministério Público (MPMG), e da Prefeitura Municipal de Lavras. A comitiva foi recepcionada no Unilavras e, após conhecerem alguns espaços do campus 1, foram até o viveiro de mudas do IEF de Lavras, localizado no campus 2 do Unilavras e por lá conheceram, também, as estruturas do Complexo de Clínicas Veterinárias da Instituição.

Participaram da reunião, o Presidente da Fundação Educacional de Lavras, João Antônio Argenta, Thales Viana Souza – Assessor Jurídico do Unilavras, Fernando Delgado – Gestor Financeiro do Unilavras, Antônio Carlos Garutti – Gestor de Infraestrutura do Unilavras, e Rodrigo Crepaldi Lunkes – Supervisor de Projetos do Unilavras; a Diretora Geral do IEF, Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins. Também estiveram presentes a Diretora de Proteção à Fauna, Liliana Adriana Nappi Mateus, a Analista Ambiental, Janaina Aparecida Batista Aguiar; e o Coordenador no Núcleo de Apoio a Regularização de Lavras, Paulo Roberto De Lauro Silva.

Os representantes da ARPA Rio Grande, Emerson Ludgero da Costa – Presidente, Tales Giuliano – Vice-presidente, Matheus Henrique Junqueira – Assessor jurídico, e Josina Aparecida de Carvalho – Coordenadora de projetos; do MPMG Dr. Rodrigo Grava Brasil – Promotor de Justiça; e da Prefeitura Municipal de Lavras, Tiago de Lima Pereira – Secretário Municipal de Meio Ambiente também participaram das articulações.

Cetras

A visita, que ocorreu durante toda a terça-feira, teve o principal objetivo de estreitar os laços e alinhar as expectativas entre todas as partes para a futura instalação de um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres no Sul de Minas –  CETRAS/Lavras. Em 2019, uma carta de intenções foi assinada, na inauguração do Complexo de Clínicas Veterinárias, sinalizando a proposta. A perspectiva é que em breve seja assinado o termo que dará suporte para a execução do projeto. “Conseguimos comprometimento de todas as partes. Do Unilavras, forneceremos a estrutura física para que o Cetras opere”, esclarece o Gestor de Infraestrutura, Antônio Garutti. De acordo com ele, com a proposta do Centro de Triagem na cidade, diversos empregos diretos e indiretos serão gerados.

Mais de 200 cidades serão atendidas em toda a região do Sul de Minas, garantindo a agilidade no processo de atendimento da fauna silvestre que diariamente é resgatada na região. Para além da estrutura oferecida, o Unilavras, com seu curso de Medicina Veterinária, será muito beneficiado com a instalação de um Cetras. Alunos e professores poderão desenvolver e aprimorar habilidades com animais silvestres, que serão atendidos no local. No âmbito educacional, o Cetras será um diferencial gigantesco para o Unilavras enquanto parceria de estudos e desenvolvimento de projetos. “Com ele, nós passamos a ingressar o roteiro de preservação ambiental do Estado Minas Gerais”, comemora Antônio Garutti.