Artigos de professora ganham destaque em revistas

O esgotamento profissional dos professores é o foco de estudos da professora Ana Maria Biavati Guimarães, do curso de Psicologia do Unilavras. Em recente artigo publicado na Revista Latin American Journal of Business Management, a prof.ª Ana Maria fez uma revisão de literatura envolvendo temas como Burnout, habilidades sociais e o coping no período de 2011 a 2021.

Durante as pesquisas, a autora encontrou cerca de 2,9 mil artigos relacionados às temáticas. Contudo, ao adicionar o filtro de tempo, o número caiu para 1.214 estudos. E, após uma criteriosa avaliação dos títulos e resumos de cada artigo, a pesquisa chegou ao número de 12 publicações para investigação relacionada à temática do Burnout aplicado aos docentes.

Biavati faz diversas análises no decorrer do artigo, que ajudam o leitor a compreender a importância da saúde mental dos professores nas organizações. Entre os principais resultados, a autora aponta a estratégia de implementação de programas de desenvolvimento socioemocional para conter o desgaste causado pelo Burnout em professores.

PESQUISA CIENTÍFICA EM PAUTA

Além do desenvolvimento da pesquisa sobre Burnout em profissionais da educação, a prof.ª Ana Maria também publicou um artigo recentemente sobre métodos de pesquisas na Editora da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na publicação, o método de Análise de Conteúdo foi o objeto do estudo. Dessa forma, a professora pode mapear o comprometimento organizacional que professores de uma universidade pública mantinham com a instituição. Ao total, foram 19 entrevistas concedidas, somando 9 horas e 45 minutos de material coletado.

Os resultados das entrevistas e questionários aplicados foram mais variados que o esperado pela professora, o que garantiu uma pesquisa mais aprofundada, indicando o quanto a Análise de Conteúdo enquanto ferramenta de pesquisa pode ser utilizada em estudos organizacionais.