CCV Unilavras atendeu tucano-toco com fratura na asa

O Complexo de Clínicas Veterinárias do Unilavras atendeu, na última semana, um tucano-toco filhote que sofreu uma fratura na asa. O animal foi resgatado pela Defesa Civil de Ribeirão Vermelho e transferido para o CCV para receber o suporte necessário. Após os exames clínicos e de imagem, foi constatada a fratura em um dos ossos da asa (úmero) e o tucano-toco foi encaminhado para a cirurgia. Durante o procedimento, foi colocado um pino para que a asa fosse estabilizada.

De acordo com a equipe médica-veterinária que o atendeu, o tucano-toco é de sexo indeterminado e possui cerca de três meses. Para o prof. Nelson Curi, que é o professor responsável pela área de animais silvestres do Unilavras, a fratura pode ter ocorrido após um voo malsucedido. Agora, o animal segue fazendo o uso de medicamentos e o do colar elisabetano, por cerca de 5 e 6 semanas, para que o processo de reabilitação tenha início.

Nesta quarta-feira (30) o animal foi transferido para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS) de Divinópolis para completar o tratamento. “Fizemos o atendimento inicial, que foram a cirurgia e a estabilização. Agora, ele segue para o Cetras de Divinópolis para receber o final do tratamento e a reabilitação, para que depois seja feita a soltura do animal na natureza”, explica o prof. Nelson.

Além do prof. Nelson, os alunos do curso de Medicina Veterinária e integrantes do Grupo Intensivo de Medicina e Biologia de Animais Silvestres (GIMBAS) também tiveram a oportunidade de participar e auxiliar na cirurgia. “Para eles, é uma experiência excelente, tanto no atendimento inicial quanto no pós-cirurgia, porque o processo passa por várias disciplinas do curso. Então acaba que o aprendizado é bem amplo para eles”, explica o prof. Nelson.

Prática ativa

As práticas são fundamentais para a formação do aluno do curso de Medicina Veterinária. Dessa forma, eles têm a oportunidade de acompanhar todos os métodos utilizados, que vão desde o atendimento inicial à soltura do animal.

E para que essas práticas sejam realizadas, o CCV conta com parceiros diversos, como foi o caso da Defesa Civil de Ribeirão Vermelho. Além deles, o Complexo de Clínicas também recebe animais resgatados por outros órgãos ambientais. Com isso, as parcerias se estendem com a Polícia Ambiental, Florestal e Rodoviária, além do Corpo de Bombeiros. Entre os animais que já foram atendidos no CCV, encontram-se tamanduás, papagaios, tatus e outros animais silvestres, garantindo que a fauna da região possa ter um atendimento integral.

Além disso, vale lembrar que os alunos, juntamente com os professores, realizam atendimentos a pets não-convencionais, que são coelhos, hamsters, calopsitas e outras espécies no CCV. Para agendar o atendimento, é só entrar em contato pelo formulário na página do CCV, clicando aqui ou pelo WhatsApp (35) 9 9718-0989,  de segunda a sexta-feira de 13h às 22h.