Clínquer Maratona: Hackathon de Construção Civil reúne estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil

Nos dias 2 e 3 de junho, o Unilavras sediou a Clínquer Maratona, um empolgante hackathon que reuniu estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. O evento, patrocinado por quatro empresas renomadas do setor de construção civil – SN Construtora, Alumi Esquadrias, Design Acabamentos e Construfer – associado aos participantes a oportunidade de enfrentar desafios reais propostos pelas empresas e desenvolver soluções inovadoras.

Ao todo, 50 participantes dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil foram divididos em 10 equipes, e enfrentaram cinco desafios propostos pelas empresas parceiras. A Clínquer Maratona foi uma das primeiras hackathons de construção civil da região, com o objetivo de unir o conhecimento acadêmico dos alunos com a prática e as necessidades reais do setor, estimulando a criatividade e o pensamento inovador.

A escolha do nome “Clínquer” para o evento não foi por acaso. O clínquer é um componente essencial na produção de cimento, sendo a mistura que o compõe. Assim como o clínquer é fundamental na construção, o evento buscou promover a união dos alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, destacando a importância dessa colaboração na área da construção civil.

Para os coordenadores de curso, Janaina Faleiro e Alan Pereira, expressaram satisfação ao ver a dedicação e envolvimento dos alunos durante uma maratona. “Foi muito gratificante ver nossos alunos tão engajados em compreender problemas reais e desenvolver soluções inovadoras. O final de semana dedicado à Clínquer Maratona foi uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos”, afirmou Faleiro.
“Já está no DNA da ALUMI participar das iniciativas de inovação, ficamos surpreendidos com o HACKATHON promovido pela turma da Arquitetura e Engenharia Civil do Unilavras! Como o próprio nome CLÍNQUER sugere, deu liga! Parabéns a todos os envolvidos na organização deste evento fabuloso, onde podemos conhecer de perto como funciona a educação desses profissionais do futuro. Sem contar que ainda fomos presenteados com várias soluções, essas vistas por outros olhos e de outras formas”, disse Walter Amorim, CEO da Alumi.

Após intensas sessões de trabalho, as equipes apresentaram suas soluções para os desafios propostos pelas empresas patrocinadoras. O resultado não poderia ser mais forte, com a equipe Betao conquistando o primeiro lugar, seguido pela equipe Winx em segundo lugar e pela equipe Servical em terceiro lugar. Os projetos inspiraram criatividade, conhecimento técnico e capacidade de enfrentar os desafios da construção civil de forma inovadora e já estão rendendo frutos pois algumas empresas pretendem seguir com o desenvolvimento das ideias propostas.