Professor do Unilavras é vencedor de prêmio internacional

Uma conquista que é a prova inegável da excepcional qualidade do corpo docente do Unilavras. O professor Renato Carvalho Vilella, dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Estética, foi o primeiro colocado – e o primeiro brasileiro – entre os vencedores do 2023 Women’s Health Research Initiative, uma premiação mundial promovida pelo Labfront em parceria com o Garmin Health da qual participam diversos pesquisadores renomados internacionalmente.

O professor do Unilavras, que é doutor em Ciências da Saúde, encaminhou para a seleção, em março deste ano, o projeto intitulado “Avaliação da variação cardíaca no período pré-menstrual e associação com dismenorreia primária”, que busca investigar se a variabilidade cardíaca pode ser um preditor para cólica menstrual, sendo possível identificar a intensidade da cólica no período pré-menstrual, antes mesmo de apresentar sintomas. A proposta busca avaliar os perfis de dor da cólica menstrual, fatores de risco, métodos de avaliação e tratamento para a cólica menstrual. Desse modo, a pesquisa contribuirá para a melhora da qualidade de vida de mulheres de todas as nacionalidades.

O projeto passou, ao longo de três meses, pela avaliação de uma banca internacional renomada e a escolha foi divulgada no fim de julho. Como prêmio, o professor recebeu cinco smartwatches Garmin Vivosmart5 e um ano de inscrição no LabFront, um programa para análise dos dados colhidos a partir dos smartwatches. A previsão é que o desenvolvimento leve de um ano e meio a dois anos a partir do recebimento dos smartwatches.

“Os smartwaches são os melhores e mais confiáveis atualmente para investigação científica e o programa Labfront é o único validado para esses smartwatches. O prêmio, no valor total de R$ 12 mil, é imprescindível para a execução do projeto”, destacou o professor do Unilavras.