Projetos do curso de Arquitetura do Unilavras desvendam os patrimônios cultural e gastronômico da região

Três pesquisas desenvolvidas por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras buscaram investigar aspectos relativos aos patrimônios – culturais e gastronômicos – de Lavras e região.

Os projetos revelam uma conexão profunda entre a história, a comunidade e a comida que permeiam a região. As descobertas desses estudos não apenas enriquecem o entendimento desses elementos essenciais, mas também ressaltam a importância de preservar e compartilhar esses tesouros para as gerações presentes e futuras.

Gastronomia

Uma das pesquisas se dedicou a analisar o patrimônio gastronômico de Lavras. O estudo buscou identificar as gastronomias típicas da cidade, por meio da aplicação à comunidade de um questionário on-line, e elaborou uma cartilha informativa (disponível neste link) com os resultados e uma breve apresentação dos resultados.

Desenvolvida entre março de 2021 e setembro de 2022 pelo ex-aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo Igor Penido, sob orientação da professora Júlia Marinho e coorientação da professora Janaina Faleiro, a pesquisa mostrou que, das 352 respostas, cervejas e chopps artesanais apareceram como os itens mais representativos da gastronomia lavrense, seguidos pela comida de boteco e o café. Receberam destaque entre as menções os salgados da lanchonete Plim, além das comidas de feira e os sanduíches.

Cultura

Outra pesquisa desenvolvida no Unilavras, pela ex-aluna do curso de Arquitetura Laura Barbosa sob orientação da professora Janaina Faleiro, partiu da análise de que é considerável a importância do conhecimento do local onde a pessoa está inserida para que haja um sentimento de pertencimento da população com o local e seus patrimônios culturais. A análise também partiu da hipótese de que em Lavras não existe uma relação de pertencimento da população com o seu patrimônio cultural.

Foram ouvidas 366 pessoas e o levantamento verificou que 63% da população que participou da pesquisa conhece somente um pouco sobre a cidade de Lavras, enquanto 25% efetivamente conhece sobre a história da cidade e 11% não sabe nada sobre o assunto. O estudo revelou que, apesar de algum nível de familiaridade com a história local, a população de Lavras não cultiva um sentimento de identificação com o patrimônio histórico e cultural da cidade.

A pesquisa ainda destacou a importância de ações educativas que possam criar e/ou fortalecer o sentimento de pertença com os bens culturais. O estudo também indicou que uma das formas de manter o patrimônio cultural vivo e preservado é pela educação patrimonial.

Perdões

O patrimônio cultural da cidade de Perdões, município vizinho a Lavras, foi objeto de outra pesquisa desenvolvida no Unilavras. O estudo, feito pelo estudante do curso de Arquitetura Tales Wendeu sob orientação da professora Janaina Faleiro, tinha como objetivo pesquisar e compreender o quanto a história e os bens culturais são ou não reconhecidos pela sociedade perdoense.

Em relação ao conhecimento do patrimônio cultural da cidade, somente 43% dos entrevistados afirmaram conhecer todos, o que revelou um déficit de 57%. Desse modo, a pesquisa evidenciou a necessidade da aplicação do instrumento de educação patrimonial, para que os habitantes fortaleçam e/ou criem sentimentos de pertença.

Esses três projetos desenvolvidos no curso de Arquitetura e Urbanismo demonstram a paixão e o comprometimento dos estudantes do Unilavras em desvendar as riquezas culturais e culinárias da região, e ao mesmo tempo destacam a importância da educação para a preservação e a promoção desses legados.