Histórias de superação e esperança: mesa-redonda comemora os 30 anos do curso de Fisioterapia no Unilavras

A comemoração dos 30 anos do curso de Fisioterapia do Unilavras teve mais um capítulo emocionante nesta quarta-feira, 8 de novembro. Foi realizada uma mesa-redonda no Auditório 2, um evento especial que contou com a participação de estudantes, pacientes, ex-alunos, médicos, entre outros convidados.

Juliano de Oliveira e João Batista Pereira, pacientes atendidos pela Clínica de Fisioterapia do Unilavras, compartilharam depoimentos marcantes, narrando suas jornadas de recuperação e destacando a importância do atendimento prestado pela Fisioterapia do Unilavras em seus processos de recuperação da qualidade de vida.

Depois de um acidente de moto em fevereiro de 2023, Juliano de Oliveira foi diagnosticado com tetraplegia, devido a uma compressão medular em nível cervical. Ele saiu do hospital com a indicação de fisioterapia e buscou o atendimento na Clínica do Unilavras. O paciente já chegou a vir para as sessões de ambulância e maca, mas atualmente, graças à Fisioterapia, incluindo os atendimentos prestados pela Clínica de Fisioterapia do Unilavras, conseguiu recuperar os movimentos e já pode caminhar.

Além dos pacientes, participaram da mesa-redonda os médicos Carolina Giarolla (ginecologista e obstetra), Elzo Viegas Segundo (neurologista), João Tomas Vieira de Souza (clínico geral) e Rodolfo Fonseca de Pádua Gonçalves (ortopedista). Eles enfatizaram a centralidade do atendimento fisioterapêutico em conjunto com o tratamento médico, ressaltando a importância da colaboração entre diferentes áreas da saúde para proporcionar uma abordagem completa e eficaz aos pacientes.

A mesa-redonda contou ainda com a presença da fisioterapeuta Milla Barbosa de Freitas, egressa do curso no Unilavras. Ela destacou vivências da atuação como fisioterapeuta, desafios e conquistas. Sua trajetória inspiradora serviu como exemplo motivador para os estudantes presentes.

Houve ainda um momento em que foi revelada a turma vencedora da gincana que arrecadou itens de higiene pessoal para o Lar Augusto Silva. Assim, o evento foi marcado por momentos emocionantes, reconhecendo não apenas o aniversário do curso, mas também o impacto positivo que a Fisioterapia do Unilavras tem na vida de tantas pessoas.

A coordenadora do curso, Luciana Lunkes, destacou: “Ser fisioterapeuta é ter em si a certeza de um dom: o da transformação. É carregar a missão de fazer um mundo melhor, com menos dor, menos angústias, mais movimento, mais função, mais sorrisos. É muito satisfatório poder dividir a alegria de comemorar 30 anos de excelência de uma história escrita por muitas pessoas que fizeram, fazem e continuarão fazendo parte disso tudo”.