Congresso de Psicologia discute desafios e inquietações da prática profissional

Na última semana, os alunos do curso de Psicologia do Unilavras tiveram uma oportunidade ímpar de aprimorar seus conhecimentos e explorar novas perspectivas por meio da participação no IX Congresso de Psicologia, que ofereceu um espaço dinâmico para a troca de experiências e aprofundamento em temas relevantes.

O Congresso foi aberto por um pré-congresso, com o I Encontro do Núcleo de Estudos em Psicanálise do Unilavras, realizado no dia 16 de novembro, que preparou o terreno para discussões inovadoras.

Ao longo do pré-congresso, os alunos foram instigados por palestras que abordaram questões fundamentais da prática profissional. Temas como “A Branquitude na Práxis Clínica de um Analista Branco”, apresentado por Wilson Franco, e “Colonialismo e Decolonialismo: Qual Psicologia Diante do Racismo Estrutural?”, discutido por Roberta Kelly, proporcionaram uma análise aprofundada de questões contemporâneas.

Já o IX Congresso de Psicologia do Unilavras – Temas emergentes: desafios e inquietações na prática profissional foi realizado no dia 17 de novembro, no Campus 2 do Unilavras – CCV.

A abertura do congresso, que incluiu pitches de empresas ligadas à psicologia, ampliou as perspectivas dos estudantes, conectando-os às aplicações práticas do campo e incentivando o empreendedorismo na área. A presença de profissionais renomados, como Simone Tibúrcio, psicóloga e musicoterapeuta, trouxe uma abordagem inovadora ao discutir o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na perspectiva da musicoterapia.

“A música é patrimônio da humanidade, todos os profissionais da saúde têm acesso livre a essa utilização. O musicoterapeuta usa a música de forma viva: o consultório de musicoterapia é lotado de instrumentos musicais porque a interface terapêutica se dá através do fazer musical, então musicoterapeutas e pacientes fazem música”, destacou Simone.

Em seguida, Luiz Felício conduziu a palestra “Manejo de Crises no Campo do Sofrimento Psíquico”, explorando estratégias diversas com ênfase na abordagem humanizada e compreensão individualizada de cada caso.

A violência contra a mulher foi tema central em duas apresentações: Paula Meira discutiu “Relacionamento Abusivo: Por Que o Som Alto Vizinho Incomoda Mais Que as Brigas de Casal”, enquanto Diego Freire mediou a roda de conversa “Violência Doméstica”.

O evento foi encerrado com a temática “Psicoterapia e questões raciais”, abordada por Bruno Reis. Assim, o congresso proporcionou um espaço de diálogo profundo, promovendo a atualização profissional e abordando temas fundamentais para a prática da psicologia diante dos desafios contemporâneos.