PROJETO SUCATECA

PARCERIA CURSO DE DIREITO-COLÉGIO UNILAVRAS RENDE BONS FRUTOS.

Uma parceria entre o curso de Direito (direito ambiental) e o COLÉGIO UNILAVRAS resultou na criação do PROJETO SUCATOTECA. Com a integração de professores de várias áreas (pedagogia, educação artística e ed. física), o projeto consistia na confecção de materiais de utilidades variadas (brinquedos, utilidades domésticas, instrumentos, etc) utilizando produtos descartáveis (reutilizados). O projeto teve como objetivo final a doação, do que foi produzido e apresentado, à escola do bairro Itirapuã, da qual os alunos puderam não só usufruir do que foi construído, mas também se divertir com os objetos doados.

“Foi uma parceria extremamente frutífera, feita de coração!”
Patrícia Felizalle Guimarães – Prof.ª do curso de Direito no UNILAVRAS.

O projeto foi uma iniciativa do Departamento de Direito Ambiental do UNILAVRAS que envolveu os alunos da faculdade de Direito e os alunos do COLÉGIO UNILAVRAS.  Teve como objetivo integrar ações de cunho ambiental visando a sustentabilidade através da reutilização de objetos de descarte.

Através de uma parceria entre a cadeira de Direito Ambiental – Prof.ª Patrícia Felizalle Guimarães e uma equipe de alunos e a cadeira de Educação Física – Prof.ª Leide Maria Coser de Castro e uma equipe de alunos do Ensino Fundamental e Médio, foi executado o projeto de sua autoria para trabalhar atividades motoras e pedagógicas através de sucatas.

O curso de Direito disponibilizou os materiais para execução dos trabalhos e iniciou um trabalho de conscientização sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente através de ações coordenadas. Por parte do Ensino Fundamental foi feita uma campanha para coleta do material em toda a escola. Com os objetos arrecadados e higienizados, os alunos do Ensino Fundamental e Médio confeccionaram objetos de utilidades domésticas e brinquedos sob supervisão e orientação das professoras de artes e educação física. O curso de Pedagogia atuou na conclusão e acabamento dos materiais sob orientação da professora Vanesca.

A exposição do material produzido ocorreu nos dias 24 e 25 de maio do corrente ano na antesala do Auditório do Unilavras, por ocasião do IX Ciclo Jurídico em que um dos focos foi o Direito Ambiental com o tema: Sustentabilidade – uma visão de futuro.

Como resultado do aproveitamento de materiais descartáveis ou objetos em desuso foram confeccionados porta-retratos, bolsas, vassouras, quadros, enfeites de mesa e parede, bonecas, carrinhos, bolas, boliche, jogos de memória (com os animais em extinção), jogos de damas, pé-de-lata, bilboque, vai-e-vem, etc, que após a presente exposição.

Após a exposição para os alunos do Colégio Unilavras os objetos foram levados pelas professoras coordenadoras do Projeto (prof. Patrícia e Prof. Leide) à Escola Édio do Nascimento Birindiba localizada na zona rural do município de Lavras, no bairro Itirapuã. Lá os alunos ouviram das professoras do Unilavras explicações sobre como foram confeccionados os objetos e tiveram oportunidade de brincar e usar os materiais que foram, então, doados à Escola.

Professores e alunos preparando a exposição da Sucatoteca para o IX Ciclo Jurídico do Unilavras.

Alunos do ensino fundamental do Colégio Unilavras participando da mostra dos objetos reciclados.

Professoras do Unilavras e equipe Roda da Amizade trabalhando com os alunos da Escola Édio do Nascimento Birindiba ( Itirapuã) sobre sustentabilidade e reciclagem.

Alunos da Escola Édio do Nascimento Birindiba – Itirapuã em interação com os brinquedos que lhes foram doados.

Escola do bairro Itirapuã – onde os objetos reciclados da Sucatoteca foram doados – Prof. Patrícia (Unilavras) e Prof. Maria Emília (Escola Itirapuã)

Exposição e doação sucatoteca à Escola da Zona Rural – Itirapuã e a professora Leide com a boneca confeccionada por ela própria em que as crianças batizaram de “Leide”.