Trabalhos de Paisagismo (Arquitetura) são apresentados em encontro de Gestores de Jardins Históricos no Rio de Janeiro

Trabalho sendo apresentado

No último dia 30 de novembro, a profª Schirley Cavalcante Alves e as alunas Amanda Burgarelli Teixeira e Nayhara Camila Andrade, do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNILAVRAS, participaram ativamente do “V Encontro de Gestores de Jardins Históricos – Intervenção e Valorização do Patrimônio Paisagístico”, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

capturar

Nayhara Andrade e Amanda Burgarelli

Na ocasião, a acadêmica Amanda apresentou artigo de sua autoria, sob orientação da profª Schirley, fruto do projeto de pesquisa realizado no UNILAVRAS por meio do Cnpq, intitulado “Resgate Histórico de Praças e Jardins de Cidades Históricas da Estrada Real: Praça Doutor Salatiel – Sao João del Rei – MG”. Além da apresentação oral, Amanda e profª Schirley ainda participaram de uma mesa redonda sobre o tema.

A acadêmica Nayhara também apresentou oralmente seu artigo Resgate Histórico de Praças e Jardins de Cidades Históricas da Estrada Real: Praça Paulo Teixeira – Sao Joao Del Rei – MG” e, no mesmo formato, participou, juntamente com a orientadora, profª Schriley, de uma mesa redonda após sua palestra.

O evento teve parceria da CFRB com a Fundação Museu Mariano Procópio e a Escola de Belas-Artes/UFRJ, com o apoio do Grupo de Pesquisas História do Paisagismo (EBA/UFRJ), do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (EBA/UFRJ), do IPHAN e do ICOMOS.

O lavrense Carlos Fernando Delphim%2c profª Schirley Cavalcante Alves e prof.Alfredo Benassi

O lavrense Carlos Fernando Delphim, profª Schirley Cavalcante Alves e prof.Alfredo Benassi

Segundo explicou a profª Schriley, esta edição do Encontro de Gestores deu continuidade ao fórum científico e de debates criado em 2010, e reuniu pesquisadores, docentes, profissionais, graduandos e pós-graduandos, e demais interessados nas questões relacionadas à gestão, preservação e proteção de jardins no Brasil. “O objetivo é ampliar a difusão desse tema, sensibilizando a sociedade para o fato de que os jardins são elementos de muito valor na nossa paisagem, merecem tratamento diferenciado e legislação própria. Além disso, encontros como esse buscam incentivar ações práticas que valorizem e protejam esse patrimônio cultural de nossas cidades. Para nós foi muito importante essa oportunidade de expor os trabalhos de pesquisa, além da troca de conhecimento e do contato com profissionais de gabarito internacional na área”, disse a professora.

Detalhe interessante: no evento Schirley encontrou com o Arquiteto e Paisagista lavrense Carlos Fernando de Moura Delphim, e com o arquiteto e professor argentino Alfredo Benassi.  Carlos Fernando é referência em Jardins Históricos no Brasil, com um currículo invejável que inclui ter sido o paisagista predileto de Burle Marx e livros publicados sobre o tema (“Jardins do Rio”; “Jardins do Brasil”; “Manual de intervenções em Jardins Históricos”, primeiro manual de intervenções em jardins históricos no mundo).  E Alfredo Benassi é professor de Paisagismo na Universidade de La Plata, na Argentina, e, no evento, lançou o livro “Ciudade Botanica”.

Todos os trabalhos apresentados podem ser acessados no link Jardins Históricos: Intervenção e valorização do patrimonio paisagistico (pdf, 8.72 MB)