Enfermagem UNILAVRAS participa do “Dia de Cooperar 2017”

No último dia 1º de julho, acadêmicos e professores do curso de Enfermagem do UNILAVRAS participaram do evento “Dia de Cooperar (Dia C)”, iniciativa do Sistema Ocemg que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas Gerais, teve o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias em um grande movimento de solidariedade cooperativista. 

Com o tema “Atitudes simples movem o mundo”, o SICOOB Credigrande, participante do Sistema Ocemb, promoveu o dia de integração comunitária em Lavras com várias atividades desenvolvidas na Praça Dr. Augusto Silva, com o apoio de empresas e instituições locais, dentre elas o UNILAVRAS. 

A ideia foi mostrar que cada um de nós, com suas habilidades e capacidades, tem o poder de transformar vidas e realidades, atuando na transformação socioeconômica e ambiental de seu entorno. E o desafio é contribuir para que as comunidades alcancem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por 17 objetivos e 169 metas que devem ser atingidos até o ano de 2030. 

Assim, unindo princípios cooperativistas e a motivação do voluntariado, a equipe do curso de Enfermagem do UNILAVRAS, sob comando da profª Elisiany Mello Costa, coordenadora do curso, promoveu atendimento à comunidade, com aferição de pressão arterial, medição de glicose e orientações diversas na área de saúde ao público que compareceu no hoje já tradicional domingo de manhã na praça, que atrai pessoas de Lavras e das cidades vizinhas. “- Esse tipo de ação é sempre benéfica para todos que participaram e nós, da Enfermagem, tivemos um imenso prazer em contribuir com serviços e dicas de saúde”, disse a profª Elisiany. 

O Dia C foi desenvolvido pelo Sistema Ocemg em 2009, para promover o bem ao próximo e estimular a solidariedade e intercooperação. A partir de 2014, a iniciativa tornou-se nacional e hoje alcança 26 Estados e o Distrito Federal. Em 2016, 1.477 cooperativas integraram a campanha, que beneficiou mais de 1,2 milhão de pessoas e envolveu 118 mil voluntários.