Aluna da Enfermagem é premiada em Congresso

A aluna Sara Calixto Moreira, do 7º período de Enfermagem, participou do I Congresso Tricordiano de Enfermagem UninCor, nos dias 10 a 12 de maio. Lá apresentou o trabalho intitulado: Síndrome C: Um desafio clínico e familiar, Estudo de Caso.  

O trabalho foi desenvolvido após experiência em campo de estágio obrigatório, da disciplina Saúde Coletiva II, acompanhada pela professora Ana Cláudia Barbosa Honório Ferreira, juntamente com os alunos Amanda Gonçalves, João Paulo Honório, e Maria Eduarda.  A acadêmica Sara apresentou o trabalho na modalidade Pôster e obteve a premiação como segundo melhor pôster apresentado no evento. 

A síndrome C, também conhecida como Trigonocefalia de Optiz, é uma doença rara, congênita, de origem genética. A doença causa atraso grave no desenvolvimento físico e neuropsicomotor, além de crises convulsivas graves. 

Ao realizar a pesquisa, os alunos compreenderam a importância do Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família no acompanhamento da paciente. O raciocínio profissional, ético e crítico desse profissional são fundamentais, visando a elaboração de diagnósticos e prescrições de cuidados de enfermagem que promovam conforto, segurança e qualidade de vida constantes a paciente.