Alunos do Curso de Administração apresentam projetos de inovação

Você sabia que a sustentabilidade pode ser aplicada em praticamente tudo que fazemos? Pode ser um produto simples, que facilite a vida em família ou até grandes projetos que podem mudar muitas vidas.

Uma turma de alunos do 8º período do curso de Administração criou projetos inéditos e sustentáveis que são ótimas opções para o mercado. A ideia partiu do professor da disciplina de Gestão Ambiental. “São projetos inéditos e muitos com ótimas chances de irem para o mercado”, conta o professor Thales Marden.

Foram desenvolvidos cinco trabalhos sustentáveis com os seguintes temas: Solução Ambiental para Lavagem de Automóveis (Projeto para reaproveitamento da água de chuva; além de reutilização da água após lavagem de automóveis); Aplicativo Mercado de Resíduos (Desenvolvimento de um aplicativo para gestão de resíduos em indústrias e a facilitação da logística dos mesmos); Reutilização dos Resíduos da Fabricação da Cachaça (Projeto para reaproveitamento de resíduos de uma cachaçaria tornando o empreendimento autossustentável); Reutilização da Água gerada pela lavagem de caminhões betoneiras em uma transportadora (Projeto de tratamento simples para reaproveitamento da água utilizada nas lavagens de caminhões) e Fazenda Sustentável (Projeto para tornar uma fazenda autossustentável reutilizando tudo e ainda com superávit, com baixo investimento).

Cada projeto tem a sua particularidade, mas todos com o mesmo propósito: inovação. No trabalho os alunos apresentaram croqui esquemático, objetivos, execução e orçamento detalhado. Apesar do investimento, os estudantes mostraram que vale a pena o gasto pela vida útil dos produtos.