Movimento Antimanicomial

No dia 15 de maio, os alunos do primeiro período do curso de Psicologia do UNILAVRAS guiaram, organizaram e participaram de duas ações sobre a conscientização e importância do Movimento Antimanicomial para a profissão e para a comunidade. Sob a orientação dos professores Rafaella Cristina Campos e Victor Hugo Resende, os alunos fizeram uma ação social no Centro de Atenção Psicossocial de Lavras (CAPS) com música, jogos e arterapia.
À noite, no auditório da instituição, realizaram um evento com apresentações artísticas de dança contemporânea, teatro, música e exposições. O momento também contou com dois relatos, sendo um da psicóloga Vera Luiza Barteles, que retrata a luta cotidiana para preservação da dignidade no acesso e tratamento de pacientes psiquiátricos, e da cidadã Rosiane das Graças Pimenta, que relatou sua história de duas internações compulsórias no sistema manicomial.
“Foi chocante ver como que alunos de primeiro período conseguiram fazer um evento com tamanho profundidade! O teatro então, foi muito chocante!”, disse Marlene Ap. Soares Campos, cidadã lavrense que compareceu no evento da Luta Antimanicomial e registrou sua admiração pelo trabalho dos alunos.