Unilavras inova com laboratórios virtuais

O Unilavras sempre à procura de novas metodologias de ensino para ampliar a qualidade do aprendizado dos seus alunos trouxe mais uma inovação tecnológica: os laboratórios virtuais. Com a implantação do regime letivo remoto, este recurso se tornou um diferencial para os alunos dos cursos de engenharias para realizar a prática dos conteúdos.

O Unilavras se destaca como um dos pioneiros na aquisição desses laboratórios entre as instituições de Minas Gerais. Já são 28 laboratórios implantados neste semestre e a previsão é que mais disciplinas e cursos recebam os conteúdos práticos. Os laboratórios foram desenvolvidos inicialmente para faculdades dos Estados Unidos e, em 2018, os desenvolvedores da plataforma trouxeram a novidade para o Brasil, empresa essa, parceira do Unilavras.

Os laboratórios são uma simulação do que acontece nos laboratórios presenciais. Ou seja, tudo que o aluno faria em um laboratório físico, é feito na forma virtual: colocar equipamentos de proteção, por exemplo, são “fases” obrigatórias das atividades.

A professora Thaís Martins, que ministra aulas no curso de Engenharia Civil, já está trabalhando com a nova ferramenta e disse que está sendo muito bem recebida pelos alunos, já que os laboratórios “são uma forma de variar a abordagem de disciplinas onde seriam realizadas apenas práticas em laboratórios. Isso pode fazer com que o aluno se sinta mais motivado”.

Com a plataforma os alunos podem fazer os experimentos quantas vezes forem necessárias e acessar de qualquer lugar, basta ter acesso à internet e a um computador ou celular. Isso foi uma facilidade para Laerson Oliveira da Silva, que é aluno do 10° período do curso de Engenharia Civil. “Como eu trabalho, durante o dia, aproveito o intervalo para realizar a prática nos laboratórios virtuais. Isso tem sido um grande complemento na minha formação. Posso praticar o quanto quiser até me sentir seguro”.

A estrutura conta com orientações para que o aluno se sinta capaz de realizar a atividade como se fosse uma atividade presencial. Existem lembretes para que eles utilizem os jalecos e óculos e tomem o cuidado necessário como se uma prática presencial. Ao final dos experimentos os alunos vão responder a algumas questões relacionadas à atividade realizada, como forma de revisar o que foi feito naquele momento.

“Os laboratórios são uma nova ferramenta utilizada para a prática dos nossos alunos. Essa metodologia é inovadora e tende a apoiar os estudantes na fixação dos conteúdos práticos, mesmo já tendo sido realizado nos laboratórios presenciais”, acrescentou Marcelo Ferreira Viana, Diretor de Graduação do Unilavras.