Com soluções criativas, Unilavras sediou Ipê Challenge

Ter uma ideia, colocá-la em uma apresentação e expor a solução para os desafios das empresas participantes do evento. Essa era a proposta do Ipê Challenge, hackathon que ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro no Auditório II e Sala de Metodologias Ativas do Unilavras. A maratona de programação contou com mentorias e conteúdos voltados para a inovação, com o intuito de capacitar os participantes. Além disso, o Ipê Challenge foi uma oportunidade de conectar empresas e estudantes de todos os níveis de ensino.

Durante os dois primeiros dias, os participantes foram imersos nos conteúdos sobre inovação e busca de soluções criativas. Dessa forma, eles já se preparavam para organizar as equipes que iriam desenvolver as saídas para cada desafio proposto pelas empresas participantes e parcerias do evento: Grupo SN, Criare, Expresso Nepomuceno e Minas Verde. O hackathon é uma iniciativa do Hubbi em parceria com o Unilavras.

Para o estudante de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras, Rodolpho Pelipp Costa, que também atua como colaborador do Espaço Maker, a experiência foi única. “O que eu achei mais interessante foi a conexão com as pessoas. Conheci pessoas de várias áreas e ver os alunos do colégio lá, foi muito legal. E integrar as equipes foi outro ponto bacana, porque mostra que só a arquitetura sozinha não entregaria uma questão de marketing ou software”, conta.

Inovação na veia

A inovação foi o carro chefe do hackathon, o que é um dos pontos fortes do Unilavras. A parceria mostra o quanto a Instituição busca se envolver com questões do setor. O Pró-Reitor de Desenvolvimento do Unilavras, Ms. Luiz Felipe Lunkes Argenta, acompanhou todos os dias do evento e participou ativamente das atividades propostas. “Foram momentos de conexão de pessoas, criatividade e muita inovação. Acredito que, tanto para nós, Unilavras, quanto para as empresas parceiras, esse evento somou muito aos nossos ideais. Agora é colocar em prática tudo aquilo que foi proposto nesses três dias”, comemora.

Ontem (23) as equipes apresentaram os pitchs dos desafios escolhidos para o júri. Ao final do dia a equipe vencedora foi revelada aos participantes. E o grande vitorioso foi o grupo Sinal Verde, composto por alunos do Colégio Unilavras, que desenvolveu uma proposta de gameficação para o desafio apresentado pela Minas Verde. O público alvo da equipe são os jovens. Dessa forma, para atrair a atenção deles, o grupo propôs um jogo sobre a empresa. A premiação, no valor de R$2 mil para o grupo, deve ser realizada nesta semana. Já o desenvolvimento da ação deve ser colocado em prática em breve, com a participação da equipe.