Unilavras recebeu estudantes para análises em física de partículas

Alunos da rede pública de ensino participarão da 19ª edição do International Masterclasses – Hands on Particle Physics. O Masterclasses acontece na Universidade Federal de Lavras e é um projeto de divulgação científica de física de partículas. Durante o mês de março, os estudantes estão desenvolvendo algumas atividades no Laboratório de Informática I do Unilavras como forma de se preparar para o evento que deságua em uma videoconferência, no final do mês de março.

O convite surgiu por meio do Colégio Unilavras, em que o professor Deyvid Antônio Eugênio ministra as aulas de física para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Com isso, ele estendeu a proposta ao Centro Universitário para que as escolas da rede pública pudessem participar o projeto. Ao todo são cinco escolas participantes:

• E. Tiradentes
  • E. Dora Matarazzo
  • E. Firmino Costa
  • E. Azarias Ribeiro
  • E. Jaime Ferreira Leite (Itutinga)

As atividades ocorridas nos dias 2, 9, 16 e no próximo dia 23 de março têm o intuito de apresentar aos estudantes o que é a Física de Partículas e como ela é classificada. Dessa forma, o professor tem a oportunidade de aprofundar explicações sobre a subdivisão dos átomos e as partículas elementares. Assim, os alunos podem “saber mais a respeito do conhecimento científico e físico por trás disso”, complementa o prof. Deyvid.

O evento recebe alunos que estão matriculados no Ensino Médio. Durante o Master Classes, os estudantes ainda têm a oportunidade de participar de palestras sobre a análise dos dados que foram realizadas anteriormente. Antes do evento, os alunos passam a ter acesso aos dados do LHC, que é o detector chamado “Atlas”, utilizado pelos cientistas em suas pesquisas. “Com isso, os alunos aprendem a fazer análises desses dados. O que as análises representam, que tipo de partículas elas significam”, explica o professor.

International Masterclasses – Hands on Particle Physics

Anualmente o programa reúne, no intervalo de um mês, cerca de 13 mil estudantes do Ensino Médio em 55 países, envolvendo cerca de 220 universidades e instituições de pesquisa. A conclusão do evento ocorre com uma videoconferência simultânea envolvendo estudantes de outros países e pesquisadores no CERN, no dia 31 de março.

Em 2023, os participantes do Masterclasses UFLA apresentarão o resultado das suas análises aos estudantes de Patras (Grécia), Genebra (Suíça), Olomouc (República Checa) e Benasque (Espanha).