Professora participa de avaliação de projeto científico na Educação Básica

A professora Aline Fernandes Melo, do Unilavras, foi uma das integrantes da banca de avaliação de um projeto de Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb), promovido pela Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei. O trabalho avaliado, intitulado “A Valorização da Cultura Local: Narrativas Ingaieses”, teve como orientadora a professora Giovanna Maria Emilioreli e contou com a participação de estudantes da Escola Ramiro de Sousa Andrade.

Segundo a professora Aline, o projeto evidencia como a iniciação científica pode abrir caminhos significativos para que os alunos avancem na vida acadêmica.

“Os estudantes que se envolvem em projetos como esse têm a chance de desenvolver habilidades essenciais para o pensamento científico e se destacam pela capacidade de refletir criticamente sobre suas realidades. Essas oportunidades são cruciais para quem deseja seguir uma trajetória acadêmica de sucesso”, afirma.

Ela ainda destacou o papel essencial dos professores orientadores, que, ao manterem uma postura de pesquisadores, se dedicam a ensinar a importância do pensamento científico desde a educação básica.

“O trabalho com a escrita acadêmica, quando bem conduzido, pode aproximar os estudantes das primeiras experiências com os gêneros textuais acadêmicos, facilitando sua inserção no ambiente acadêmico futuro”, ressalta a professora.

Aline Fernandes Melo fez questão de parabenizar a coordenadora Viviane Penha Carvalho Silva Ameno pela condução e organização impecável do evento, que proporcionou um espaço de aprendizagem e troca de conhecimentos entre os alunos e professores envolvidos.

“A coordenação da professora Viviane foi essencial para o sucesso do evento, demonstrando um compromisso sólido com a educação e o desenvolvimento científico na região.”

O evento do Iceb elucida a importância de incentivar a produção científica na educação básica, aproximando os alunos das práticas acadêmicas e preparando-os para desafios futuros. Para o Unilavras, contar com a participação de seus docentes em bancas como essa é motivo de orgulho e reforça a conexão entre a instituição e os projetos que buscam valorizar a educação de qualidade.