Instalação da ARPA Rio Grande

Na manhã do dia 07/06/13, no Auditório do UNILAVRAS, foi realizada a solenidade de instalação Oficial da ARPA Rio Grande – Associação Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande, onde na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades das esferas executiva, legislativa, judiciária e comunidade.

A ARPA Rio Grande é uma associação civil de caráter representativo, sem fins lucrativos, abrange 73 municípios da região e tem como objetivo a defesa, preservação do meio ambiente, e promoção do desenvolvimento sustentável.

A Associação tem como objetivo desenvolver a educação socioambiental, combater os atos de degradação ao meio ambiente, promover trabalhos de proteção e recuperação de ambientes degradados e ameaçados, tornar possível a educação ambiental e a prestação de serviços da natureza e pesquisa científica sem fins lucrativos. A Arpa Rio Grande possibilitará a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente e ao patrimônio ambiental e ecológico.

O evento contou com presença do Promotor Dr. Bergson Cardoso Guimarães, o qual é o Coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, do Juiz Federal Dr. Carlos Geraldo Teixeira, do Deputado Estadual Fábio Cherem, do vice-prefeito Municipal, Aristides Silva Filho, do Cel PM Luís Rogério de Assis, Comandante da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, do Comandante da 6ª Cia PM ind MAT, Maj PM Ageu Evangelista Ferreira, da Reitora do UNILAVRAS, Prof.ª Dr.ª Christiane Amaral Lunkes, do Presidente da Fundação Educacional de Lavras, Prof. Dr. João Antônio Argenta, do Presidente da Câmara de Vereadores de Lavras, Vereador Marcos Possato, do Professor Luiz Antônio Coimbra Borges, da UFLA, do Delegado Dr. Alexandre Rezende Vieira, representantes do IBAMA, IEF, CODEMA e outros.

Durante o evento o Maj PM do Quadro de Oficiais da reserva Marco Antônio da Silva, ministrou uma palestra acerca de suas experiências na ARPA do município de Conselheiro Lafayette, ARPA- Associação Regional do Alto Paraopeba e Vale do Piranga, do trabalho realizado na capacitação e aplicação de recursos financeiros e a educação ambiental desenvolvida pela Instituição, sendo ilustrada com um vídeo.

O Comandante da 6ª RPM, Cel PM Luís Rogério de Assis agradeceu e fez a entrega de um certificado ao palestrante Maj QOR PM Marco Antônio da Silva e destacou na sua fala, a importância da integração das instituições envolvidas, a disponibilidade e competência dos membros da ARPA Rio Grande, e as atividades já desenvolvidas tais como e educação ambiental na ECOLÂNDIA, que, somando com as experiências da ARPA do Alto Paraopeba, contribuirão na proteção da natureza e qualidade de vida na região.

Para finalizar o evento, o Presidente da ARPA Rio Grande, Maj PM Gilson José Fonseca Pereira, apresentou os integrantes da ARPA aos convidados e frisou a importância das parcerias para o sucesso dos trabalhos na preservação do Meio Ambiente.