Presidente da Fundação Educacional de Lavras é condecorado com a Medalha Juscelino Kubitschek

No último dia 12 de setembro, o professor João Antônio Argenta, Presidente da Fundação Educacional de Lavras, foi agraciado pelo Governo de Minas Gerais com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, concedida a personalidades que prestam serviços relevantes à sociedade, contribuindo nas esferas política, econômica, social ou cultural.
O evento, tradicionalmente realizado na cidade de Diamantina, terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, foi presidido pelo governador Antonio Anastasia, e a medalha, entregue desde 1966, celebra o aniversário do ex-presidente e governador de Minas.
Entre os homenageados com a comenda estão o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, e o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, além de outras personalidades. Também participaram da solenidade o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, o senador e ex-governador Aécio Neves e Maria Estela Kubitschek, filha do ex-presidente JK, que completaria 111 anos.

O Gaúcho que escolheu Minas

Gaúcho de Passo Fundo, lavrense de coração, João Antônio Argenta se tornou mineiro por destino e opção: Engenheiro Agrônomo, Doutor em sua área, trabalhou por muitos anos na multinacional BASF mas, pouco após o nascimento dos filhos, optou por viver em Minas Gerais.
No início dos anos 90 aportou em Lavras, terra natal de sua esposa e, logo passou a atuar como professor no Unilavras, instituição criada pelo educador Canísio Ignácio Lunkes, seu sogro e segundo pai. Na instituição, também foi responsável por diversos setores, como a coordenação do Centro de Pesquisa, da Pós-graduação, a Prefeitura de campus e, desde 2003, ocupa o cargo de Pró-reitor de Planejamento, Administração e Finanças do Centro Universitário. Em 2005, como membro do Conselho Diretor da Fundação Educacional de Lavras, foi eleito Presidente dessa entidade, mantenedora do Centro Universitário e do Colégio Unilavras.
Casado com Christiane Amaral Lunkes Argenta, Engenheira Agrônoma, Pedagoga, Doutora em Educação, hoje Reitora do Unilavras, tem dois filhos, Luiz Felipe, Advogado e cursando Administração de Empresas, e Anna Caroline, acadêmica de Psicologia.
Professor Argenta, como é conhecido, afirmou que a condecoração “foi um importante reconhecimento da contribuição da Fundação Educacional de Lavras, e suas mantidas Unilavras e Colégio Unilavras, ao desenvolvimento humano através da educação”. Ele destacou: “foi uma honra para mim, representando toda a comunidade acadêmica -professores, técnicos-administrativos e alunos – receber este reconhecimento pelo trabalho que, juntos, temos realizado com tanta dedicação. E também foi um momento de muita emoção, especialmente porque pensei em como o prof. Canísio, fundador da instituição e homem de extrema fé, também teria se emocionado com a belíssima solenidade, realizada no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, educandário que é um dos monumentos históricos de Diamantina. Essa homenagem, somada à paixão que temos pela educação e pela obra que o prof. Canísio edificou, nos motiva a continuar trabalhando cada vez mais, buscando o melhor, sempre.”
Com a Medalha JK, prof. Argenta afirmou ter ainda uma dupla responsabilidade: “- como agraciado, além da homenagem em si, vem também o peso de estar associado a uma figura ilustre de mineiro, brasileiro e cidadão mundial como Juscelino Kubitschek, e a inspiração que ele deixou, uma vez que era conhecido por sua disposição ao trabalho, visão de futuro e pela coragem em inovar”, finalizou.

Relembrando Juscelino

Nem todos sabem a importância da Medalha JK para Minas Gerais e para o país. Os agraciados são escolhidos por um conselho permanente formado pela presidência da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e do Tribunal de Justiça, da Secretaria de Estado de Cultura, do Instituto JK e da família do ex-presidente. E a tradicional cerimônia é prestigiada por autoridades e lideranças políticas locais, regionais e nacionais, militares, empresários e pela imprensa de todo o país.
A concessão da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek é uma boa oportunidade para rememorar o grande estadista brasileiro, construtor de Brasília, e que tinha grande relação de amizade e aliança com Lavras e alguns dos nossos mais tradicionais lavrenses.
Conhecido como JK, foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador de Minas Gerais (1951-1955), e presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Como Governador, deixou obras como a Cemig e as usinas hidrelétricas de Três Marias e Furnas, além de abrir grandes rodovias, e de pavimentar as já existentes, como a ligação entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Durante todo o seu mandato como presidente da República o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico. Seu Plano de Metas priorizava a energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.
Com um estilo de governo inovador na política brasileira, com seu slogan “Cinquenta anos em cinco”, conseguiu encetar um processo de rápida industrialização, tendo como carro-chefe a indústria automobilística. Marco na história de Minas e do Brasil, foi também escritor e Membro da Academia Mineira de Letras, tendo falecido em 1976.