Professor do UNILAVRAS ministrou palestra para alunos da UFLA

O Prof. Tales Giuliano Vieira, Perito Criminal Oficial e integrante do corpo docente do Unilavras, ministrou uma palestra para os alunos do curso de Direito da UFLA.

Intitulada “Criminalística e medicina legal em locais de crime”, a palestra teve como objetivo apresentar os principais tipos de perícia, tanto criminal quanto cível. O público, bastante interessado no tema, colocou em discussão as séries de TV que mostram o trabalho da perícia. Vale lembrar que o serviço de perícia criminal, de grande importância no processo penal, é produzir a prova da materialidade de um determinado crime e vincular o autor à cena desse crime, contribuindo, muitas vezes de forma definitiva, para a elucidação do delito.

“- É através da perícia que há a comprovação e averiguação dos fatos coletados, onde os testes são comprobatórios e informações por vezes obscuras passam a ser detalhadas. A prova pericial tem sua importância tanto no processo civil como no processo criminal, está prevista na Constituição Federal e vem ganhando destaque em relação às demais provas, dando maior suporte à decisão, desde que bem realizada, e hoje está tendo uma maior aceitação nos tribunais, aplicando-se as jurisprudências como corrente majoritária nos julgamentos, desde que presentes alguns requisitos”, disse o professor.