Artigo da Psicologia é publicado em revista da UFPR

Mais um artigo do curso de Psicologia do UNILAVRAS acaba de ser publicado na revista “Interação em Psicologia”, editada da UFPR – Universidade Federal do Paraná.

Com o título “Tamo Junto”: Intervenção breve em cumprimento de medida socioeducativa por uso de drogas, o artigo é decorrente do Programa de Ensino Pesquisa e Extensão em Álcool e outras drogas “Tamo Junto”, da instituição. Em parceria com o Juizado Especial, o curso de Psicologia implantou uma modalidade para execução de medidas socioeducativas baseada na metodologia da Intervenção Breve para uso de drogas e novas reincidências decorrentes do consumo.

Segundo a autora, professora e pesquisadora Andréa Rios, “como a proposta do programa é aliar ensino, pesquisa e extensão, temos um grupo de estudos, a atividade no juizado e as pesquisas”.

Assim, juntamente com os acadêmicos co-autores Geovani Garcia Zeferino e Anna Clara Santos da Silva que, de acordo com a professora, se apropriaram da proposta com muito domínio e empenho, o projeto proporcionou atendimento a 53 pessoas e rendeu frutos: o estudo, que também já foi apresentado em diversos congressos científicos, aponta a  importância do desenvolvimento de novas práticas conciliatórias entre o sistema penal e acadêmico técnico para evitar agravamentos de problemas relacionados às drogas, diminuir a prática punitiva e aumentar alternativas preventivas de intervenção.

“-Atualmente estamos desenvolvendo um estudo de iniciação científica sobre o programa, que certamente ainda vai trazer muitos benefícios para todos, incluindo os acadêmicos que participaram; lembrando que o Geovani, inclusive, acaba de ser aprovado para o Mestrado na UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei”, comemorou professora Andréa.

Acesso e download do artigo na íntegra pode ser feito aqui: http://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/51894/34090