Projeto do curso de Direito leva conscientização sobre direitos do consumidor a alunos de escolas municipais

Será que se fossemos mais conscientes e responsáveis em nossa forma de consumir o Brasil teria hoje um índice tão alto de inadimplência, o que prejudica cidadãos e também a economia?

Nesse contexto, somado ao conteúdo ministrado na disciplina Direito do Consumidor, no curso de Direito, o professor Luiz Cláudio Borges, que também coordena o curso no Unilavras, implantou o “Conhecendo os Direitos do Consumidor”, projeto de Extensão que envolve palestras e atividades a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais urbanas e rurais de Lavras.

“-Esse projeto nasceu da necessidade de cumprir um dos princípios estampados no Código de Defesa do Consumidor, que é o direito à educação para o consumo. Afinal, quantos consumidores hoje conhecem seus direitos? Será que não podemos sanar ou pelo menos reduzir a distância entre o conhecimento e a total ignorância desse direito, que é de extrema relevância?”, explica o professor.

Assim, buscando levar aos jovens alunos orientação e conscientização sobre direitos básicos e conscientização para um consumo responsável e sustentável, nasceu nesse segundo semestre de 2017 o “Conhecendo o Código do Consumidor”.

Das 11 escolas listadas, 07 já foram atendidas, sendo 02 delas na zona rural, envolvendo um total de 1.500 alunos até agora. Na equipe do UNILAVRAS o Prof Luiz Cláudio e cinco acadêmicos do curso de Direito levaram às escolas palestras, teatro e jogos interativos sobre o tema e a receptividade foi além da expectativa.  “- O envolvimento dos alunos e das escolas em si foi extremamente motivador para nós, além da projeção que fazemos diante do efeito multiplicador desses alunos junto a seus familiares, amigos e vizinhos. O projeto continua em 2018 e certamente ainda teremos muitas boas estórias para contar”, finalizou o professor Luiz Cláudio.