Startup Weekend Lavras – O Melhor evento de startups de Lavras

Nos dias 06, 07 e 08 de abril o Unilavras foi palco da terceira edição do Startup Weekend Lavras, com a participação de mais de 90 pessoas. O Startup Weekend é uma experiência intensa de aprendizado, network e empreendedorismo, onde os participantes têm a chance de desenvolver suas ideias em um modelo de negócios mais próximo de uma startup.

Foram 54 horas de imersão trazendo uma vivencia única e interativa durante a criação e desenvolvimento de uma startup! O evento teve início na sexta-feira, com cada participante subindo ao palco e apresentando uma ideia. Depois, os próprios participantes escolhem as melhores ideias para serem desenvolvidas durante todo o final de semana. Em torno das ideias mais votadas formaram-se as equipes e os trabalhos se iniciaram.

Nesta terceira edição do Startup Weekend Lavras, foram apresentadas mais de 40 ideias e 16 foram escolhidas para serem desenvolvidas durante o evento. O segundo dia começou com a identificação do problema, formação do modelo de negócios e validação da ideia e aplicação de um Mínimo Produto Viável – MVP. Foi neste momento que foram apresentados os 14 mentores convidados, contando com especialistas das mais diversas áreas de Lavras e outras cidades, como o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Lavras – NINTEC, Fellipe David e o Coordenador do melhor programa de pré-aceleração do Brasil e um dos 20 melhores do mundo, o Lemonade, Carnelutti Spinelli.

Além do acompanhamento das equipes, os mentores ofereceram alguns workshops que deram base para as atividades dos participantes. A partir deste momento, o evento não parou mais, se estendendo madrugada a dentro com muitas atividades, pizza e café. No terceiro e último dia as equipes fizeram os ajustes finais nos dados levantados durante a validação da ideia, aplicação do MVP e a se prepararam para uma apresentação prévia, feita para os mentores, e apresentações finais, feita para todos os participantes e uma banca avaliadora. Neste ano, a banca avaliadora foi composta pela Reitora da Unilavras, Profa Dra. Christiane Amaral Lunkes Argenta, Prof. Paulo Henrique Lemos, representando a Universidade Federal de Lavras e o empresário Wagner Araújo de Lavras, sócio proprietário da Digmaq de Lavras.

 As apresentações se iniciaram no domingo à tarde com muita emoção. Foram apresentações de alto nível, concretizando o excelente trabalho da equipe organizadores e time de mentores. Os vencedores da terceira edição do Startup Weekend Lavras foram:

1° lugar – CapVex – Plataforma de apoio ao desenvolvimento de projetos sociais.

Membros: Dian de Grazia, Lis Rocha, Gustavo Badaró, Lucas Marques, Alexandre Pimentel, Antônio Junior e Marília Rezende

2° lugar – SmileW – Aplicativo mobile que conecta pacientes a dentistas

Membros: Clever Oliveira, Gabriel Marques de Melo, Rubens Eliezer, Gabriel Dias Rezende, Carlos Victor, Debora Carolina e Anna Júlia

3° lugar – Arrt – aplicativo para resolver o problema ocioso do bar

Membros: Tamara Abras, Rayssa Silva, Ana Raquel Resende, Rebecca Ferrari

Menção Honrosa – Orienta Café – plataforma online que conecta produtores de café, compradores e outros

Membros: Julia Prais, Kaique Costa e Emanuelle Costa Muito mais que formar startups, o Startup Weekend tem como principal objetivo formar pessoas, formar empreendedores.

Em Lavras, este papel foi cumprido, destacando a importância do Startup Wekeend Lavras no ecossistema local e mostrando o nível de desenvolvimento do Valle dos Ipês.