Inscrições para o Enem começam nesta segunda, dia 7, e vão até 18 de maio

Começa nesta segunda, dia 7, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Os candidatos têm até o dia 18 de maio para inscrever pelo site do INEP, na página do participante. Para fazer a inscrição, o candidato deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha.

O valor da inscrição este ano é R$ 82 reais, mesmo cobrado no ano anterior. O pagamento pode ser realizado até o dia 23 de maio nas agências bancárias, lotéricas ou nas agências dos correios. Mesmo quem teve o pedido de isenção da taxa aceito deve fazer a inscrição online, visto que a aprovação não garante a participação no ENEM.

O exame acontece nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos. No primeiro dia as provas serão de redação, ciências humanas e linguagens. O tempo para realização desta etapa é de cinco horas e meia. No segundo dia, os candidatos terão cinco horas para completar as questões de matemática e ciências naturais. O prazo aumentou em meia hora comprado ao ano anterior.

As notas obtidas nas provas é o principal meio de acesso dos estudantes aos programas do governo para conseguir uma bolsa de estudos em instituição privada reconhecida pelo MEC e até financiamento para ajudar a pagar a faculdade particular.