Congresso de Psicologia do Unilavras

O 4º Congresso de Psicologia do Unilavras teve início do dia 28 de agosto e teve como tema principal a Saúde Mental. A programação foi pensada para os alunos da Instituição e profissionais de Lavras e região que puderam acompanhar as atividades como palestras, minicursos e fórum científico.

Estiveram no Congresso os palestrantes: Uilson Gabriel dos Santos, Psicologia e Espiritualidade: despertar de uma nova consciência. Mário César Rezende Andrade, Superação (Recovery) dos transtornos mentais graves: implicações e aplicações. Robson Cruz, Sofrimento mental e vida acadêmica: como refletir sobre uma questão irrefletida. Daniel Guimarães, Psicanálise ao alcance de todos. Cristiane Valéria da Silva, Arte e saúde mental: perspectivas de resistência. Além de minicursos ministrados por Fernanda Júlia Santos, Lívia Luz, Cristiane Valéria da Silva e Mônica Anechini Campidelli. 

No encerramento do Congresso os participantes puderam acompanhar a palestra: Fazendo as pazes com seu corpo, ministrada pela jornalista Daiana Garbin. A jornalista é responsável pelo canal Eu Vejo, no Youtube, que aborda temas relacionados aos transtornos alimentares, imagem corporal e saúde mental. Lançou em 2017, o livro: Fazendo as pazes com o corpo. Na obra, Daiana conta como foi conviver por 22 anos com transtorno alimentar e o sofrimento na relação doentia com a comida. Trazendo entrevistas com nutricionistas, psicólogos e psiquiatras, o livro provoca uma necessária discussão sobre o perigo dos transtornos alimentares, o lado nocivo das redes sociais, o padrão irreal de beleza imposto pela sociedade e o papel da autocompaixão no processo de cura.