Visita técnica à Escola da Serra

No dia 29 de maio, as alunas do curso de Pedagogia do Unilavras realizaram uma visita técnica aos espaços culturais e de formação Memorial Minas Gerais e Escola da Serra em Belo Horizonte. A proposta teve como intento sensibilizar os futuros profissionais da educação para as potencialidades de novas formas de aprendizagem e promover reflexões sobre a diversidade étnico-cultural mineira. Em um primeiro movimento, foi feito a visita ao Museu Memorial Minas Gerais que faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, onde se pode apreciar um pouco sobre a história étnico-cultural de Minas Gerais e alguns de seus escritores, artistas e artesãos. No segundo momento conhecemos a Escola da Serra, uma das primeiras instituições de ensino em Belo Horizonte a fazer uma comunidade de aprendizagem. Um ousado e diferenciado projeto educacional de uma escola com proposta singular: uma escola em que não há séries, nem turmas, nem provas, mas onde os alunos estudam intensamente e, em decorrência da forma como se organizam as atividades diárias, desenvolvem a iniciativa, a independência, a habilidade de pesquisa, a autonomia, a responsabilidade e a solidariedade. “Foi um dia de muita aprendizagem, socialização de conhecimentos e diversão”, disse a Profa. Kamila Amorim.