Inauguração do Espaço Maker Unilavras

Um novo movimento tem tomado conta do mundo: o Maker, que tem como base incentivar as pessoas a executarem suas ideias, colocando a mão na massa para criar e fomentar soluções. Na internet, vemos esse movimento como o famoso “Faça Você Mesmo”. O Maker chegou às instituições de ensino, como forma de estimular os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado.
Antenada com essa nova proposta o Unilavras inaugurou nesta quarta-feira, 28 de agosto, o seu Espaço Maker. O local está no coração da Instituição e oferece ferramentas digitais e tecnológicas como impressora 3D e de corte a laser e até recursos mais tradicionais, como os de marcenaria. O espaço se destina aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário, como também aos alunos do Colégio. A Reitora do Unilavras falou sobre a inauguração “Nessa área de metodologia de ensino nós estamos procurando o que há de mais moderno no mundo. Através de uma visita técnica em uma Universidade dos Estados Unidos, trouxemos o que há de mais atual para nossos alunos. Queremos através desse espaço que eles melhorem ainda mais a qualidade do seu aprendizado. Aqui a criatividade não tem limites e a gente acredita que esse momento é um marco institucional, disse a Prof.ª Christiane Amaral Lunkes Argenta.
O objetivo é que o espaço seja mais uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem para ao desenvolvimento de habilidades que vão muito além do conhecimento técnico. Os profissionais que buscam um lugar nessa neste novo contexto de mercado de trabalho precisam das chamadas “soft skills” ou atributos pessoais, aqueles que ajudam os trabalhadores a lidarem com as situações presentes em seu dia a dia e a aprimorar suas interações com o restante da equipe em que estão inseridos. E tudo isso pode ser trabalhado e potencializado em um espaço maker como pensamento crítico, criatividade, empatia, colaboração e autonomia. Ao todo são dez princípios que norteiam esse movimento, conforme o Manifesto Maker: faça, compartilhe, presenteie, aprenda, equipe-se, divirta-se, participe, apoie, mude, permita-se errar.