Unilavras inaugura Complexo de Clínicas Veterinárias

O novo Complexo de Clínicas Veterinárias do Unilavras foi inaugurado no dia 9 de setembro, no bairro Água Limpa. O local ocupa uma área de 21 hectares e conta com um Laboratório de Patologia e Anatomia Veterinária, uma Clínica de Cirurgia e Anestesiologia de Pequenos e Grandes Animais, Clínica Médica de Grandes e Animais Silvestres e a Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Além disso o espaço também conta com canil e piquetes de grandes animais. Estão sendo construídos ainda, 2 auditórios e 8 salas de aulas que servirão de suporte para difusão de novas tecnologias e boas práticas.

O Complexo tem a função de ser um local para o desenvolvimento de aulas práticas, pesquisa e a extensão universitária, que promoverá atendimento à população de Lavras e região. “Com este local conseguiremos atender animais de pequeno e grande porte de Lavras e toda Região. Assim promoveremos a prática aos nossos alunos e a extensão universitária”, afirmou Thiago Pasqua Narciso, coordenador do curso de Medicina Veterinária.

O local será ainda de exemplo em sustentabilidade, pois contará com várias ações visando reduzir ao máximo os danos ecológicos que um local do seu porte pode causar à natureza. Dentre essas ações teremos o aproveitamento de águas pluviais, uso de poço artesiano e placas fotovoltaicas, que produzirão energia limpa para o complexo. 

Diversas autoridades do município e do Estado estiveram presentes, além de convidados da esfera veterinária como proprietários de pet shop, empresas da área, proprietários de haras e até gerentes e representantes de agências bancárias envolvidas no segmento para prestigiar o evento.

 

CETRAS

Durante a cerimônia de inauguração foi assinada uma carta de intenções pelo Diretor Geral do IEF, Antônio Malard, o Presidente da Fundação Educacional de Lavras, Prof. Dr. João Antônio Argenta, o Promotor de Justiça da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, Dr. Rodrigo Caldeira Grava Brazil, o Comandante do 1º Pelotão de Meio Ambiente da 6ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Emerson Ludgero da Costa e o Vice-Presidente da Agência Regional de Proteção Ambiental ARPA do Rio Grande, Thiago Magalhães Meireles.

O documento firmará as intenções de construção de um Centro de Triagem de e Reabilitação de Animais Silvestres – Cetras, em Lavras. O Cetras tem como objetivo tratar e reintroduzir no meio ambiente os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, bem como recepcionar os animais silvestres que tenham sido mantidos em cativeiro doméstico como animais de estimação.

“O Cetras será um marco para a região pois, uma vez instalado no município de Lavras, poderá absorver todos os animais que forem capturados ou entregues de maneira voluntária em toda a região Sul. Não será somente um centro de triagem, mas trabalhará principalmente na reabilitação desses animais para reintrodução ao ambiente”, disse o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.



WhatsApp