Teatro de Mamulengos

No Unilavras, o curso de Pedagogia oferece qualidade de ensino por meio do estudo de teorias educacionais relevantes, como o Construtivismo e o Interacionismo, associadas às práticas em sala de aula

No curso de Pedagogia do Unilavras, independente da modalidade, os profissionais envolvidos se projetam à realização de atividades que permitam aos graduandos vivenciarem os diversos contextos socioeducacionais, respeitando e valorizando as diferenças.

Como exemplo dessa postura, destacamos a atividade realizada em um dos encontros presenciais da modalidade a distância, em que os discentes tiveram como proposta a criação de um Teatro de Mamulengos.

Para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “esse bem imaterial não é só um brinquedo ou um traço do folclore, ele envolve, sobretudo, a produção de conhecimento criativo, artístico e com uma forte carga de representação teatral. É uma tradição que revela uma das facetas da cultura brasileira, onde brincantes, por meio da arte dos bonecos, encenam histórias apreendidas na tradição que falam de relações sociais estabelecidas em um dado período da sociedade nordestina e de histórias que continuam revelando seu cotidiano, através dos novos enredos, personagens, música, linguagem verbal, das cores e da alegria que são inerentes ao seu contexto social”.

Para a professora Aline Fernandes Melo, idealizadora da atividade, “oportunizar a aproximação dos alunos a contextos extrarregionais permite a sensibilização e uma visão holística para questões presentes na sociedade, as quais devem ser trabalhadas nas escolas”.

Outras professoras envolvidas, Bárbara Cristina Heitor Silva e Eliane Vianey de Carvalho, assim como os discentes, demonstram empenho e satisfação na criação e desenvolvimento das atividades.