Semana Remota da Pedagogia foi um sucesso no Unilavras

Entre os dias 18 e 23 de maio, o curso de Pedagogia do Unilavras realizou uma semana de atividades virtuais para comemorar o Dia do Pedagogo (20 de maio). A Semana Remota da Pedagogia teve como tema “A aprendizagem e a alegria de inventar e transformar a realidade”, com diversas palestras transmitidas pela página do Instagram do curso. O evento contou com mais de 900 inscritos, entre estudantes e profissionais da área.

Foram cinco palestras e uma roda de conversa com pedagogas que abordaram temas de relevância sobre a atuação e formação docente, com foco nas perspectivas históricas, sociológicas e de políticas educacionais na área da educação. No dia 22 houve uma apresentação musical com o professor Victor de Resende, que faz parte do corpo docente do curso de Pedagogia do Unilavras.

Além das palestras públicas, no sábado (23) os alunos puderam discutir os temas da Semana Remota com as palestrantes, que participaram de uma roda de conversa: Entrelaçando saberes sobre a Semana Remota do Curso de Pedagogia do Unilavras 2020”. A atividade aconteceu no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Unilavras.

Para a coordenadora do curso, a Profª Drª Eliane Vianey de Carvalho, a Semana Remota superou as expectativas de todos e foi um sucesso. “O evento foi maravilhoso, possibilitou o encontro e a produção de conhecimentos não somente para nossos alunos, mas para diversas pessoas. Conseguimos trazer palestrantes que são pesquisadoras super competentes, que compartilharam com generosidade seus saberes conosco”.

Veja como foi a programação de palestras:

18/05 – “Maria Lacerda de Moura: uma educadora mineira do início do século XX” – Profª Drª Paula Cristina David Guimarães (UFSJ)

19/05 – “A sala de aula tem rosto de mulher – um olhar histórico sobre a feminização do magistério” – Profª Drª Carolina Cechella Philippi (UNICAMP)

20/05 – “A Política Nacional de Alfabetização (PNA) – 2019 em foco” – Profª Drª Ana Caroline de Almeida (UFPE)

21/05 – “Educação e identidade negra: uma trajetória pessoal e acadêmica mobilizada pela Lei 10.639/2003” – Profª Drª Cristina Carla Sacramento (UFOP)

22/05 – “Feliz na universidade: Políticas educacionais e ascensão social pela escolarização” – Profª Drª Letícia Pereira de Sousa (UFOP)