Curso de Odontologia realizou palestra sobre Odontologia Legal

A odontologia legal é uma das especialidades da odontologia desconhecidas pelo público em geral. O cirurgião-dentista com formação nesta área pode atuar em perícias nas áreas civil, criminal e trabalhista na identificação de suspeitos de crimes, e em reconhecimento de corpos. O curso de Odontologia do Unilavras oferece essa disciplina há muitos anos e no dia 28 de maio realizou uma palestra on-line sobre o tema.

Com a presença do professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, Jeidson Antônio Morais Marques, a palestra abordou assuntos sobre a “Atuação da odontologia em situações de desastres em perícias de mordidas”.

Durante a conferência, o professor apresentou um projeto de extensão que nasceu na UNEFF que foi levado para todo o mundo. O projeto tem como objetivo fazer simulações de acidentes de grandes proporções, como ataques utilizando bombas, gazes tóxicos e terroristas. Devido ao sucesso do projeto, Jeidson foi convidado para ser consultor externo em uma simulação no Japão e, também, para participar de um grupo da Interpol.

Já o trecho da palestra que tratou da perícia feita em casos de mordidas, o professor Jeidson falou sobre como uma investigação feita por um cirurgião-dentista pode identificar o autor de um crime. São feitas comparações com softwares de edição de imagens com a arcada dentária dos suspeitos. Há casos, por exemplo, que podem ser feitos modelos em impressoras 3D.

Para a professora Márcia de Fátima Soares, que oferece a disciplina no curso de Odontologia do Unilavras, esta foi uma ótima oportunidade de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema. Já o professor Douglas Campideli Fonseca, coordenador do curso, disse que palestras como essas podem apresentar novos caminhos de mercado para os alunos do curso. “O grande número de perguntas ao final da apresentação demonstrou o interesse dos alunos pelo tema”.