Daniela Arbex e o GEDH debateram o Holocausto Brasileiro na Live Unilavras

Na tarde da última quinta-feira (25), o Grupo de Estudos em Direitos Humanos (GEDH) do curso de Direito do Unilavras promoveu uma live no canal do YouTube do Unilavras. Com a participação da jornalista e autora Daniela Arbex, o bate-papo teve como temática o premiado livro “Holocausto Brasileiro”.

O livro narra a história do Hospital Colônia, uma instituição de saúde que cuidava de pacientes com problemas psiquiátricos. Mais de 60 mil pessoas foram internadas, violentadas e mortas no hospital. Alguns dos internos não tinham o diagnóstico de uma doença mental: eram alcoólatras, homossexuais, prostitutas ou pessoas que, de certa forma, incomodavam alguém com o poder de realizar uma internação compulsória.

Durante a transmissão, que foi mediada pelo professor e coordenador do GEDH, Guilherme Scodeler e pelas alunas do curso de Direito do Unilavras, Larissa Abreu de Oliveira e Maria Clara Aguiar, Daniela contou um pouco sobre sua trajetória enquanto jornalista e defensora dos Direitos Humanos, além de trazer detalhes sobre a produção do livro e do documentário Holocausto Brasileiro.

Com alguns momentos de emoção em sua fala, Daniela apresentou pontos importantes na discussão no que diz respeito à luta antimanicomial e a defesa dos Direitos Humanos. Mais de 150 pessoas assistiram à transmissão simultaneamente. Estados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco marcaram presença no debate. Confira abaixo a live.