22 jul
A importância da Administração Financeira para empresas
Por Andressa Furtini, professora do curso de Administração do Unilavras
Devido à pandemia da Covid-19, muitas das micro e pequenas empresas se veem desesperadas sem saber como agir ao ver suas vendas despencarem. No entanto, é importante não se desesperar, levantar a cabeça e buscar alternativas para a situação. Nesse sentido, a administração financeira se apresenta como uma aliada das organizações auxiliando na tomada de decisão.
Assim, separamos algumas dicas de administração financeira que podem auxiliar os empresários:
Dica 1 – Primeiramente, faça um levantamento de todas as despesas e receitas da sua empresa. Esta ação pode parecer uma questão óbvia, mas muitas empresas desconhecem na totalidade todas as suas receitas e despesas. E, a partir desse levantamento e conhecendo desses dados, pode-se direcionar todas as outras ações empresariais.
Dica 2 – Identifique quais os gastos ou despesas podem ser eliminados ou postergados. Mas cuidado: as despesas que estão diretamente relacionadas ao produto ou serviço não devem ser eliminadas, pois podem inviabilizar o negócio e piorar a situação. Desta forma, mantenha contato estreito com seus fornecedores e negocie melhores descontos e prazos de pagamento.
Dica 3 – Elimine os desperdícios! Muitos empresários dizem que não há onde “enxugar” as despesas e que não existe desperdício. No entanto, se olharmos com uma visão mais crítica, há processos que podem ser melhorados através de ações simples, reduzindo desperdícios e melhorando a gestão. Busque ideias junto aos colaboradores. Eles estão presentes no dia a dia da organização e sempre têm algo a contribuir.
Dica 4 – Fique atento às várias medidas do governo para auxiliar as micro e pequenas empresas nesse momento de crise, como linhas de crédito especiais e a Medida Provisória 936. Verifique as alternativas que são interessantes para seu negócio e corra atrás para implementá-las.
Dica 5 – Inove! Se reinvente! Momentos de adversidades nos fortalecem e amadurecem, apresentando um leque de novas possibilidades. Sendo assim, busque novas formas de faturamento: a tecnologia e a criatividade são grandes aliadas.
Dia 6 – Planeje e controle! Registre todas as dicas sobre administração financeira citadas anteriormente e se planeje! Muitas vezes deixamos as ações e ideias apenas na cabeça e não as colocamos em prática. Hoje, mais do que nunca, precisamos trazer as importações financeiras da nossa empresa na “palma da mão”. Neste sentido, precisamos acompanhar de perto como elas estão sendo realizadas.
Em um momento a crise vai passar, lembrem-se “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. (Charles Darwin)