Como organizar a casa durante a pandemia?

Por Amanda Burgarelli, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras

Neste momento, em que é necessário manter o isolamento social, estamos cada vez mais ligados com o local que habitamos. Esta conexão, que se tornou mais forte, possibilitou novos olhares para os espaços que em outro momento poderiam não ter tanto uso.

Além desse novo olhar, muitos ambientes precisaram passar por transformações. Elas são necessárias para comportar atividades que anteriormente eram desenvolvidas fora de casa, como trabalhar e estudar.

Pensando na capacidade de transformação dos espaços e na necessidade de se sentir mais conectado e exercer tantas tarefas em um mesmo cenário, existem algumas maneiras de animar a casa em durante o isolamento social.

Primeiramente é preciso observar se tudo que existe na casa é utilizado da melhor maneira possível. Existe algo que possa ser eliminado ou ressignificado? Para isso, vamos reorganizar!

Alguns métodos de arrumação favorecem muito essa experiência com os nossos pertences. Um dos melhores é o método Konmari, desenvolvido por Marie Kondo. Este recurso consiste em atribuir significado a tudo que existe no lar. Assim, será observado se aquele objeto é responsável, ou não, por trazer felicidade à sua vida. Além de organizar os itens de acordo com a reação de felicidade, Marie Kondo ensina a organizar tudo por categorias – roupas, objetos, papéis e itens de valor sentimental. Dessa forma, ela elimina a ideia de que a organização deve ser feita por cômodos.

Para a arrumação, podemos apostar em caixas organizadoras e a setorização de elementos semelhantes. Outras técnicas que auxiliam a dobrar e guardar as roupas também são boas opções. Para entender o método Konmari, existem livros escritos por Marie Kondo (“Isso me traz alegria”, por exemplo) e uma série na Netflix (Ordem na casa com Marie Kondo).

A reorganização da casa é um passo muito importante para entender o lugar que criamos. Além disso, também será possível compreender como é o relacionamento com tudo que existe dentro dele. Um ambiente organizado e sem excessos favorece as atividades do cotidiano e auxiliam na busca por uma identidade mais certeira.

 

Afinal, como animar a casa durante o isolamento social?

Outras formas de buscar a transformação do ambiente doméstico de forma simples, é apostar em atividades DIY – do it yourself, ou faça você mesmo. Existem milhares de tutoriais que ensinam desde a criar objetos decorativos até a realizar atividades como pintar uma parede. Uma dica interessante é utilizar os itens que foram selecionados durante a arrumação, com potencial de ressignificação, para criar novos objetos, mais ligados à personalidade do ambiente.

As possibilidades são infinitas, mas alguns elementos podem mudar completamente um cômodo:

  • pintar uma parede de forma diferente (a tinta com efeito lousa pode ser muito interessante)
  • mudar os móveis de lugar (crie novas composições)
  • dar mais destaque para os itens de valor sentimental (remetem acolhimento e a momentos marcantes)
  • adicionar mais vegetação nos ambientes internos
  • criar novos objetos decorativos

Muitas pessoas se interessam por atividades manuais e encontram prazer em executar tarefas como cultivar plantas, desenhar e criar. Nesse processo de transformação da rotina e do ambiente de trabalho/estudo, agregar atividades prazerosas pode ser um fator muito benéfico para realização das tarefas do dia a dia. Aposte em momentos para essas atividades e não se limite na criação!

 

Você pode ver como a organização dos ambientes internos da casa é importante. No curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras você vai conhecer melhor este tipo de conteúdo. Venha ser Unilavras!