III Congresso de Farmácia do Unilavras debateu temas atuais

O curso de Farmácia do Unilavras realizou, nos dias 25 e 26 de setembro, o III Congresso do curso. Pela primeira vez, o evento foi realizado de forma on-line, garantindo que pessoas de várias regiões do país pudessem participar das palestras e oficinas. As palestras foram ministradas por farmacêuticos que atuam no Pará, São Paulo, Minas e até na Holanda. Além disso, durante o Congresso, ocorreu o I Fórum Científico, que contou com diversas apresentações de trabalhos.

A temática do Congresso de Farmácia do Unilavras de 2020 foi bem ampla. Da atuação do farmacêutico na oncologia aos trabalhos desenvolvidos no diagnóstico da Covid-19, as palestras também trouxeram conteúdos relacionados à Farmácia Clínica, Perícia Criminal e à produção de cosméticos naturais.

O primeiro dia contou com as apresentações dos trabalhos científicos no Fórum e à noite aconteceu a abertura do Congresso. A palestra inicial contou com a participação o prof Nelson Belarmino. Ele falou sobre a segurança do paciente que está em tratamento oncológico e a atuação do farmacêutico nestes casos.

No dia seguinte, Gabriel Rabelo contou sua trajetória na Indústria Farmacêutica onde trabalha, na Holanda. Logo após, as Oficinas trouxeram simulações de Atendimento Farmacêutico e vídeos demostrando o passo a passo da técnica PCR para pesquisa do vírus SARS COV2 (COVID-19).

As técnicas para elaboração de laudos de perícias criminais foram apresentadas por Luiz Walter Carvalho de Souza, que trouxe alguns casos reais de sua rotina profissionais. O campo da cosmetologia natural também foi foco do III Congresso de Farmácia do Unilavras. Assim, a farmacêutica Renata Tiossi compartilhou suas experiências e falou sobre empreendedorismo na cosmetologia natural.