Atletismo em Lavras: um caso de sucesso

Por Pablo Ramon Domingos, professor do curso de Educação Física do Unilavras

Atletismo… provavelmente o esporte mais antigo do mundo, se não o mais, um dos mais. Com registros de ter sido disputado nos primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, 776 a.C., a prova de stadium (corrida de aproximadamente 200 metros) foi a única competição dessa edição dos Jogos. Assim, a história do esporte caminha lado a lado com a do atletismo.

O atletismo brasileiro tem seu merecido destaque entre os esportes no Brasil. Dessa forma, o primeiro bicampeão olímpico brasileiro é de uma das modalidades do atletismo: o salto triplo. Adhemar Ferreira da Silva conquistou a medalha de ouro em 1952 em Helsinque e em 1956 em Melbourne.

A escola brasileira desenvolveu uma maneira própria saltar, considerada como a melhor maneira para se bater o recorde mundial. A técnica brasileira da prova chama-se Oliveira Jump, a qual o atleta faz o último dos três saltos maior que os demais. Esse formato de salto foi apresentado pela primeira vez ao mundo por João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, e por seu treinador Pedro Henrique de Toledo, o Pedrão.

Para muitos, o atletismo é um esporte simples, composto por habilidades naturais dos seres humanos, correr, saltar, lançar…, mas, não é bem assim.

Correr para as provas do atletismo exige muita técnica, bem como para saltar, arremessar, lançar e marchar. E por tamanha variedade nas habilidades executadas, esse esporte se torna um dos mais inclusivos entre todos. Há espaço para todos que desejam praticá-lo. Ademais, não é só de alto rendimento que o esporte sobrevive. Assim o atletismo nacional comprova isso muito bem – a densa maioria dos atletas não consegue sobreviver somente da vida de atleta, e é aí que entram os valores que o esporte oferece aos seus praticantes, os valores esportivos que transpassam para a vida.

Poderíamos citar atletas como Adhemar Ferreira, José Telles, Nelson Prudêncio, João do Pulo, Joaquim Cruz, Robson Caetano, Vanderlei Cordeiro, Maurren Maggi, Thiago Braz, as equipes de revezamento que são todos medalhistas olímpicos, mas, vamos trazer nomes mais próximos de nós, nomes que representam a nossa cidade – Lavras.

Atualmente, em Lavras (MG) não podemos falar de atletismo sem citar o saudoso professor Dr. Fernando de Oliveira. Ele foi responsável, em 2008, por criar uma equipe de atletismo na cidade. O Centro Regional de Iniciação ao Atletismo de Lavras, ou como é conhecido, o CRIA Lavras Atletismo ficou conhecido em todo o país.

Comprovando seu sucesso, o CRIA Lavras conquistou importantes títulos individuais e por equipes. Veja alguns desses atletas e seus resultados:

• Jenifer Nicole Vieira Norberto – Heptatlo: 4ª colocação Sul Americano sub-18 de 2012; 2ª colocação Sul Americano sub-20 de 2015; 2ª colocação Sul Americano sub-23 de 2018, 6ª colocação Sul Americano Adulto 2019;
  • Kathelyn Naiara Vieira Norberto – Pentatlo: 1ª colocação Sul Americano escolar 2012.
  • Sarah Carolina de Paula – 100 metros com barreiras: 5ª colocação Sul Americano Escolar 2011; 4ª colocação no Mundial Escolar de Atletismo de 2013;
  • Ingrid Ellen Moreira da Silva – Heptatlo: 3ª colocação Sul Americano sub-20 de 2015. 100 metros com barreiras: 2ª colocação Mundial Escolar de Atletismo de 2013, 4ª colocação Gymnasíade de 2013.
  • Elton Junior dos Santos Petronilho – Salto em Altura: 5ª colocação na Gymnasíade de 2018, 4ª colocação no Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, Campeão Sul Americano sub-18 em 2018;
  • Eduardo Ribeiro Moreira – 1500m: 6ª colocação na Gymnasíade de 2018, 7ª colocação no Sul Americano sub-18 em 2018.

Assim como resultados por equipes:

• 3ª lugar na classificação final Masculino por Instituições nos 65º Jogos Universitários Brasileiros em Goiânia-GO 2017;
  • 2ª lugar na classificação final Feminino por Instituições nos 65º Jogos Universitários Brasileiros em Goiânia-GO 2017;
  • 2ª lugar na classificação final Feminino por Instituições nos 66º Jogos Universitários Brasileiros Maringá-PR 2018;
  • 2º Lugar Geral e Masculino na Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas Campinas-SP 2012;
  • 1º Lugar Feminino na Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas Campinas-SP 2013;
  • 1º lugar Geral no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Menores Interclubes Maringá-PR 2012;
  • 1º lugar Geral no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Menores Interclubes Maringá-PR 2012.

Idealizador e executor do CRIA Lavras, Fernando oportunizou milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica – ele lhes oferecia esporte, em especial o atletismo. Disfarçado de projeto esportivo, o CRIA tem como objetivo tornar o ambiente acadêmico atraente e possível para esses jovens. Dessa forma, ele produziu uma verdadeira máquina de transformação de vidas e de oportunidades sociais – motivo pelo qual o professor muito se orgulhou ao alcançar êxito. Atualmente duas ex-atletas do projeto estudam no Unilavras, e outra integrou seu quadro de profissionais como pedagoga até o ano de 2020.

Hoje, 09 de outubro, Dia do Atletismo no Brasil, a alguns dias de se completar um ano de falecimento do professor Fernando de Oliveira não poderíamos deixar de homenageá-lo, bem como sua obra. Afinal, atletismo e Fernando de Oliveira podem ser citados como sinônimos em Lavras e no Brasil. Sem ele, Lavras não estaria no cenário nacional com a força que está hoje. Muito obrigado, professor!

Assim como o atletismo, no curso de Educação Física do Unilavras você vai conhecer diversas modalidades de esportes. Faça parte da família Unilavras!