V Simpósio de Fisioterapia do Unilavras trouxe temas atuais aos participantes

O curso de Fisioterapia do Unilavras, conhecido em toda a região por sua tradição e referência no tratamento de pacientes, realizou entre os dias 5 e 7 de outubro de 2020 o V Simpósio do curso. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento foi transferido para a plataforma virtual e teve todas as vagas esgotas em poucos dias de inscrições.

Os três dias de evento trouxeram temáticas pertinentes à atuação do fisioterapeuta de forma geral. No primeiro dia, a fisioterapeuta Camilia Torriani-Pasi, referência na área de neurofuncional, ministrou a palestra Neuroplasticidade como princípio para o raciocínio clínico na reabilitação. “Foi uma noite de muito aprendizado, com uma profissional incrível, muito inteligente e carismática e com uma didática incrível”  disse a estudante do 8° período, Edimila Eugenio.

No segundo dia do evento, a palestra foi direcionada ao tema “Dor: um olhar diferenciado através da terapia cognitivo comportamental”, ministrada pela fisioterapeuta Fabiana Terra Cunha. A palestra trouxe muitos questionamentos aos alunos e professores que participaram desse encontro.

Encerrando o V Simpósio da Fisioterapia do Unilavras, a fisioterapeuta Michele Menezes compartilhou com o público suas experiências profissionais com a palestra “Abordagem multidimensional biopsicossocial no vaginismo”. “Assim, as palestras despertaram interesse nas áreas abordadas, todas com o olhar biopsicossocial e as dicas que já podemos implantar no dia-a-dia”, disse Vitoria Reis, estudante do 3º período.

Mesmo com o distanciamento físico, o evento trouxe conhecimento e prática profissional aos alunos. É o que conta a aluna Jaqueline de Souza, do 7º período. “O Simpósio não perdeu nenhuma das qualidades que representava no presencial. Os temas foram muito interessantes, ótimos palestrantes, além de dedicação em trazer o melhor pra gente.”

As palestrantes atingiram com sucesso os objetivos propostos. Dessa forma, o acesso a essas informações favorecem a formação dos futuros profissionais. De acordo com a coordenadora do curso, Luciana Lunkes este é um dos pontos de destaque da Fisioterapia do Unilavras. “Por esse motivo o nosso curso busca realizar encontros que enriqueçam e completam a formação de nossos alunos. Vale lembrar que o evento se estendeu ao público externo e não somente aos acadêmicos da área”, conta.