Saiba qual a importância do jejum na realização de exames de sangue

Por Gustavo Machado, professor do curso de Farmácia do Unilavras

 

Diariamente ingerimos diversos nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras, que precisam ser digeridos. Estes nutrientes vão para a corrente sanguínea para que possam alcançar seu destino, que na maioria das vezes são as nossas células, e desempenhar todas suas funções nutritivas e formar estruturas.

Este processo leva um tempo para ocorrer; e, nesse intervalo, os compostos ficam transitando pelo sangue, que é o material biológico utilizado para realizar a maioria dos exames laboratoriais. A ciência trabalha com critério e através de muitos estudos percebeu-se qual é o tempo estimado que o nosso corpo gasta para realizar o processo conhecido como digestão; sendo criado e padronizado o tempo estimado de jejum para a realização destes exames clínicos.

O objetivo de se determinar um tempo ideal de jejum é para que possamos ter valores de referência padronizados para cada substância que será mensurada em nosso sangue.

Veja o exemplo: o valor de referência da glicose de jejum é 65 – 99 mg/dL; sendo que qualquer valor abaixo ou acima deste deve ser verificado e acompanhado pelo clínico. Porém, os níveis de glicose variam de acordo com o tipo de alimentação e com o tempo ao qual esse paciente realizou sua última refeição, uma vez que os alimentos apresentam uma certa quantidade de glicose que irá para o sangue logo após uma refeição (o que deixará seus níveis elevados); e terá seus níveis sanguíneos reduzidos aos níveis aceitáveis após entrarem nas células (para uma pessoa não diabética).

 

Todos os exames laboratoriais precisam de jejum?

Nem todos os exames necessitam de jejum, e a faixa de tempo pode alterar de um exame para outro. Devemos desmistificar algumas informações, como “não podemos ingerir água e/ou não podemos tomar os medicamentos de uso controlado para realizar os exames solicitados”. Podemos sim, beber água durante o jejum e o medicamento de uso contínuo deve ser administrado nos horários corretos, sendo importante apenas relatar o seu uso na hora da coleta de sangue.

Não podemos esquecer também que bebida alcoólica deve ser evitada pelo menos 72 horas antes da realização do exame, uma vez que o álcool e outras drogas podem alterar o resultado.

Com o passar dos anos, alguns protocolos vêm sofrendo alterações, com exames exigindo um tempo menor de jejum e outros não necessitando de jejum prévio. É importante que o paciente se informe no laboratório onde será realizada a coleta. As instruções devem ser seguidas à risca para que o resultado seja o mais correto possível, eliminando interferências externas, e auxiliando no diagnóstico e tratamento de alguma doença instalada.

O exame de glicose ainda exige 8 horas de jejum, pois quando consumimos carboidratos, que estão presentes nos doces, massas e no arroz, por exemplo, o açúcar permanece circulando no sangue e o resultado poderá apresentar valores acima do valor de referência, que foi elaborado para a condição de jejum.

Os exames que mensuram os valores do colesterol, HDL, triglicerídeos, dentre outros, devem respeitar um jejum de 12 horas pois os valores desses compostos, sofrem muitas alterações. Elas dependem da nossa alimentação e da quantidade de horas que comemos pela última vez, por isso esse tempo de jejum deve ser respeitado.

 

Não faça mais horas de jejum que o recomendado

Vale ressaltar que o jejum nunca deve ultrapassar 14 horas porque após esse período nosso corpo começa a liberar substâncias que vão para o sangue e também podem alterar os resultados dos exames. Não minta sobre nenhuma informação para que os resultados encontrados sejam verdadeiros.

Procure informações com os profissionais responsáveis e nunca siga conselhos de pessoas que não são habilitadas na área. Assim também, evite buscar informações em sites sem credibilidade, pois isso pode levar a atitudes incorretas que também irão prejudicar a realização do exame. O melhor é se informar sempre, mas buscando informações corretas e confiáveis.

 

E quando são vários exames, o que fazer?

Quando o médico solicita vários exames, cada um terá o tempo de jejum adequado. Alguns não exigem jejum ou um período curto de 2 ou 3 horas, como Hemograma Completo, βHCG, creatinina, ácido úrico, T4 livre, T4 e T3. Neste caso o recomendado é seguir o tempo de jejum máximo indicado, para que a coleta possa acontecer em uma única etapa. Por exemplo, se no pedido médico encontramos exames de colesterol e glicose, devemos fazer 12 horas de jejum. Caso não tenha glicose, nem tão pouco outro composto que precise de 8 horas ou mais de jejum, podemos ficar um período menor.

Recomenda-se, para a maioria dos exames, que a coleta seja realizada no período da manhã. Assim o jejum poderá ser feito no período da noite, uma vez sendo necessário calcular o horário limite para realizar a última refeição no dia anterior. Após a realização da coleta o próprio laboratório oferece um desjejum, em um local apropriado para tal.

O exame laboratorial realizado pelo profissional farmacêutico (bioquímico) é de extrema importância para diagnóstico e acompanhamento de inúmeras doenças. Se todas as recomendações fornecidas por profissionais capacitados forem seguidas à risca, a detecção, acompanhamento e controle de cada paciente fica muito mais fácil, melhorando a qualidade de vida das pessoas, possibilitando um tratamento e acompanhamento mais eficaz, levando um maior conforto e realização.