Qual a diferença entre renda fixa e variável?

Por Andressa Furtini, professora do curso de Administração do Unilavras.

 

Investir é muito importante, pois possibilita a ampliação e otimização dos recursos financeiros. No entanto, antes de começar a investir surgem muitas dúvidas. E entre elas, a mais popular é qual a diferença entre renda fixa e variável.

A diferença básica é que nos investimentos de renda fixa, os investidores já conhecem a rentabilidade. Nesse tipo de investimento, a pessoa saberá a remuneração assim que adquirir o ativo (aplicações prefixadas) ou no momento do resgate (aplicações pós-fixadas). Os investimentos pós-fixados o rendimento varia conforme a variação de um índice (pode ser o IPCA ou a Selic por exemplo). Nos prefixados, por sua vez, é definido um valor percentual que não mudará se o dinheiro ficar aplicado até a data do vencimento. Um dos principais exemplos desse tipo de investimento é a poupança.

Já nos investimentos de  renda variável, o investidor não consegue saber com exatidão de forma antecipada como será o desempenho do seu ativo, que pode variar conforme as oscilações do mercado, ou seja, trata-se de um investimento incerto e as ações na Bolsa de Valores e os fundos de ações são os principais exemplos de investimentos em renda variável.

A seguir temos três dicas básicas para você realizar a decisão de investir:

 

Respeite o seu perfil como investidor

Cada pessoa possui características que fazem dela um investidor conservador, moderado ou arrojado. Essas características costumam variar de acordo com seus objetivos e metas. Respeite suas características e evite realizar investimentos apenas porque uma outra pessoa realizou. Veja abaixo algumas opções de investimento de acordo com seu perfil:

Investidores mais conservadores devem optar pelos  Fundos DI ou Fundos de Renda Fixa que são fundos que devem investir no mínimo 95% do seu patrimônio em Títulos Públicos atrelados à SELIC. Outra opção é o Tesouro Direto, que é uma das formas mais simples e seguras de rentabilidade do seu dinheiro. Com baixo custo, oferece rentabilidade maior que a poupança. É considerado um dos melhores investimentos de renda fixa para investidores que buscam segurança, lucro, liquidez e simplicidade.

Temos também o CDB que é um título que os bancos emitem para se capitalizarem, ou seja, conseguir dinheiro para financiar as suas atividades de crédito. O investidor efetuará uma espécie de empréstimo para a instituição bancária em troca de uma rentabilidade diária.

Para os Investidores moderados uma opção são Fundos Multimercados. Ao contrário dos fundos de uma classe específica, os fundos multimercados têm liberdade para operar diferentes ativos, entre papéis de renda fixa, ações de empresas, moedas (como dólar), e investimento no exterior. Essa flexibilidade possibilita ao gestor do fundo montar diversas estratégias, conforme mudanças no cenário econômico ou no mercado financeiro.

Outra opção são as ações, ou seja, você adquire pequenas partes de uma empresa e todos os que são donos de uma ação são sócios da empresa. No caso da ação, é importante considerar a taxa de corretagem.

Já para os Investidores mais arrojados, uma boa opção é o mercado derivativos, que são instrumentos financeiros cujo preço de mercado deriva do preço de mercado de um bem ou de outro instrumento financeiro, ou seja, são aplicações em que o seu valor deriva de acordo com o comportamento de outro produto (o ativo objeto). Eles possuem sempre um preço e prazo estabelecidos para uma data futura.

Em resumo, um derivativo é um produto financeiro que oscila de acordo com outro produto. Ele possui a sua própria cotação, mas que é alavancada por um segundo ativo objeto. As operações derivativas mais conhecidas são as do mercado a termo, mercado futuro, e mercado de opções. Diante das opções disponíveis no mercado é fundamental buscar informações.

 

Busque informações

As informações são fundamentais para o sucesso de qualquer investimento. Hoje, além da facilidade de acesso à informação pela internet, ainda temos disponíveis várias instituições que auxiliam e orientam no processo de escolha dos investimentos.

Além de buscar informações para a tomada de decisão é necessário o acompanhamento constante do mercado para avaliar os riscos e os impactos das mudanças do mercado no seu ativo financeiro, e verificar outras possibilidades de investimentos que podem ser atrativas.

 

Diversifique

Diante de tantas opções que o mercado oferece e importante diversificar os investimentos, visando a redução dos riscos e otimizando os resultados. Como já diz o ditado popular: “não coloque todos os ovos em um cesto só”. Invista no seu conhecimento financeiro e esteja sempre ciente de que independente do investimento todos eles possuem um grau de riscos. Sendo assim, esteja seguro das suas decisões e acompanhe de perto os resultados.

 

No curso de Administração do Unilavras você vai aprender mais sobre a diversidade do mercado financeiro. Faça já o vestibular e faça parte da família Unilavras!