Processo educativo na pandemia foi tema de evento do Unilavras

Imagine como foi o processo do professor para se adaptar às mudanças impostas pela pandemia de Covid-19. Pense em como o processo de aprendizagem teve de ser reformulado. Dessa forma, novas alternativas tiveram que ser introduzidas para ele fosse eficaz. Pois é. Essas e muitas outras experiências foram compartilhadas durante a Semana Remota do curso de Pedagogia do Unilavras. O evento foi transmitido pelo Youtube do Unilavras nos dias 20, e de 24 a 26 de maio.

Com participação ativa, a Semana da Pedagogia recebeu diversos palestrantes. Assim, o primeiro dia do evento, 20 de maio, foi dedicado ao Pedagogo! A palestrante da noite Fabiana Aparecida Olívia compartilhou suas estratégias adotadas com a organização escolar e o cotidiano durante o período de pandemia.

Lúcia Helena Miranda Bastos é Superintendente da Superintendência Regional de Ensino (SER) Campo Belo e foi a convidada da segunda noite do evento. Sua palestra teve como foco a atuação dos gestores escolares e professores. Assim também, Lúcia trouxe à tona a importância do aluno ativo neste período remoto.

Presença Internacional

Já o terceiro e quarto dias do evento contaram com participações de brasileiros que estão no exterior. Daniela Engelender Abreu mora no Canadá e trouxe aos participantes a perspectiva da família que tem filhos na escola pública fora do Brasil. Dessa forma, ela pode trazer uma ótica diferente para os participantes, apresentando as ações educativas que foram aplicadas nas escolas onde seus filhos estudam.

Carlos Alberto Matoso Caldas é outro brasileiro que foi para o exterior. Atualmente em Portugal, o pedagogo trouxe a palestra “Trajetória profissional e experiências de um pedagogo durante a pandemia em Portugal”. Em sua fala, Carlos contou sobre sua vivência antes de ir para Portugal, assim como suas experiências antes da Pedagogia.

Oficinas

Além disso, os participantes também puderam escolher entre três oficinas, via Blackboard. Foram elas: “A Perspectiva Triangular no Ensino de Artes Visuais na Educação Básica: práticas de análise de obras”, com Victor Henrique Resende; “Jogos teatrais e contação de histórias: experenciando as possibilidades do corpo nas artes”; ministrada por Breno Alvarenga Almeida; e “Jogando com as Bases no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, com Suhelen Sales Souto.