Primeiro NAF em faculdade a distância do Brasil será instalado no UNILAVRAS

O Unilavras, em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB), assinou na última sexta-feira (18) o acordo para criação do primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) vinculado a um curso a distância do Brasil. O projeto é uma parceria da Receita Federal com as Instituições de Ensino Superior. A iniciativa visa disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

O delegado adjunto da Receita Federal em Varginha e coordenador dos NAF do Sul de Minas, auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; o analista tributário e chefe da agência de Lavras, Marco Aurélio Pereira do Nascimento; o Pró-Reitor de Graduação do Unilavras, Prof. Dr. Marcelo Ferreira Viana e a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Luíza Monique de Castro Faria participaram do momento. O evento também contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Lavras, do SEBRAE e corpo docente do Unilavras.

A criação do NAF Unilavras é uma iniciativa única no Brasil e que servirá de modelo para outras instituições de ensino no país. Essa “é uma nova iniciativa que surge com a disseminação dos canais de atendimento virtual e é impulsionada também pela realidade imposta pela pandemia”, disse Henrique Viegas.

Em sua fala de abertura, o prof. Marcelo salientou a importância da educação e os passos que o Unilavras deu em seus 56 anos de história. Além disso, ele também pode apresentar a Instituição aos representantes da Receita Federal, levando a comitiva até os auditórios e demais espaços que demonstram a real magnitude do Centro Universitário de Lavras.

De acordo com Luiza Monique, com o NAF Unilavras os alunos do curso de Ciências Contábeis poderão praticar o fazer contábil ainda na faculdade. “Ele sairá pronto para o mercado de trabalho. Além das atividades cotidianas, nossa ideia é que treinamentos e capacitações também sejam oferecidos para que nossos alunos estejam preparados”.

A previsão é que o NAF Unilavras comece suas atividades em setembro, oferecendo serviços para toda a comunidade de Lavras. Regularizações de CPFs e CNPJs, Imposto de Renda e apoio aos MEIs serão algumas das atividades cotidianas dos alunos. O início das atividades vem de encontro ao início da primeira turma do curso de Ciências Contábeis na modalidade Semipresencial no Unilavras. Então, além dos alunos do EAD, os alunos que já estiverem estudando no Semipresencial, serão beneficiados com as ações e atividades do NAF Unilavras.