Benefícios das argilas para a pele

Por Fabíola Nogueira, professora do curso de Estética e Cosmética do Unilavras

 

As máscaras de argila são muito utilizadas nos procedimentos faciais e são consideradas como as queridinhas do momento para os tratamentos de beleza. Com suas cores radiantes, assim as argilas despertam interesse e fazem sucesso nos procedimentos estéticos!

As argilas são encontradas de vários tipos e cada uma delas apresentam características importantes. A Argiloterapia é a técnica que emprega o uso das argilas nos procedimentos faciais, corporais, capilares e terapêuticos.

 

Como diferenciar os tipos de argilas e seus benefícios?

As cores das argilas são decorrentes dos oligominerais que estão em sua composição e promovem vários benefícios para a pele. Vale ressaltar que elas devem ser absolutamente naturais, sem o acréscimo de corantes.

Dessa forma, o tamanho do grão influencia no comportamento da argila na pele. As argilas mais finas, com granulometria menor, são as mais interessantes para os tratamentos calmantes, relaxantes, hidratantes, antioleosidade e anti-idade. Já as argilas com granulometria maior, são indicadas para tratamentos esfoliantes e renovação celular.

 

É importante compreender que o tamanho do grão da argila influencia na sua capacidade de transportar água e os oligominerais solubilizados

 

Quanto menor a granulometria, maior a disponibilidade de minerais. Como exemplo de argilas com a granulometria fina, pode-se citar a argila branca, a verde e a roxa.

Duas características principais devem ser observadas entre as propriedades das argilas: absorção de toxinas e adsorção de nutrientes mediante solubilização. Ou seja, ao mesmo tempo que as argilas absorvem oleosidade e toxinas, elas repõem os nutrientes à pele.

 

Conheça os principais nutrientes encontrados nas argilas:

Zinco: Participa no metabolismo de vitaminas e Enzimas antioxidantes. Atua no sistema imunológico.

Fósforo: Participa do transporte de energia celular, membranas celulares, age na contração muscular.

Enxofre: Propriedades antisséptica e antioleosidade. Participa da síntese de colágeno e queratina. Favorece o transporte de outros minerais.

Silício: Suavizante e calmante. Constituinte principal do ácido hialurônico, que constitui as fibras de colágeno e proporciona hidratação para a pele. Previne as reações de glicação diminuindo o efeito oxidativo das células. Facilita a ligação de água às estruturas dérmicas.

Magnésio: Precursor do colágeno e elastina. Promove a renovação celular. Atua no metabolismo do Cálcio, Vitamina C, Fósforo, Sódio e Potássio.

Cálcio: Elemento importante na sustentação e estrutura celular.

Ferro: Principal mineral com função sobre o metabolismo gasoso e circulação sanguínea.

Potássio: Precursor de colágeno e renovação celular.

Sódio: Participação na eliminação de toxinas e balanço hídrico do corpo.

*Dica: a sílica e o magnésio são minerais importantes para a renovação celular!

 

Indicações para os diferentes tipos de pele

Argila Branca: Indicada para peles sensíveis. Ideal para tratamentos de hidratação e manutenção da pele. Age profundamente no tratamento de manchas, rugas e flacidez. Componente principal: Silício.

Argila verde: Indicada para peles oleosas e acneicas. Utilizada em tratamentos de oleosidade excessiva, como acne, seborreia e manchas. Componente principal: Silício estruturado sobre gipsita.

*Atenção: a argila verde pode ressecar a pele. Para que isso não ocorra, misture a argila branca na composição da máscara.

Argila Roxa: Anti-idade, relaxante, nutriente, antirrugas e calmante. Componente principal: Magnésio – considerado como o imperador dos minerais.

Argila Amarela: Regeneração, elasticidade, proteção, esfoliação e manchas. Componente principal: Potássio – potencializa a cicatrização e regeneração da pele.  Indicações: Tratamento rejuvenescedor.

Argila vermelha: Elasticidade, esfoliação e tônus. Componente principal: Ferro – mineral da força, do sangue, da hemoglobina. O ferro aumenta o tônus e a elasticidade Indicações: Optar em casos em que a pele esteja desvitalizada.

*Atenção: nos tratamentos faciais, a argila vermelha não é indicada para peles sensíveis devido à sua granulometria.

 

Dicas

Dilua as argilas em chá de camomila, água termal ou mesmo água filtrada. A diluição é importante para manter as propriedades das argilas;

Após a aplicação da máscara de argila na pele, aguarde de vinte a trinta minutos para retirá-la.

Atenção: a argila não deve secar na pele! Mantenha a máscara hidratada

Potencialize os resultados adicionando óleos essenciais às máscaras de argilas:

Argila branca + óleo essencial de gerânio: tratamento para manchas e revitalização.

Argila verde + óleo essencial de Melaleuca: tratamento antiacne.

Argila roxa + óleo essencial de Lavanda: Rejuvenescimento facial.

Atenção: Os óleos essenciais possuem características distintas e embora sejam naturais, são potentes e requerem conhecimento para a aplicação.

Não se esqueça: Finalize o protocolo com Protetor Solar.

 

E aí, você já era adepta(o) do uso das argilas? Depois desse blog, eu tenho certeza que você vai pensar em adquirir algumas! Se você gostou deste conteúdo, aproveite para conhecer o curso de Estética e Cosmética do Unilavras! As aulas práticas são realizadas na Clínica de Estética do Unilavras, que possui diversos equipamentos para o seu treinamento profissional!