Diálogos em Educação Física: veja como foi o Congresso do Unilavras

O II Congresso de Educação Física do Unilavras, realizado de 30 de agosto a 2 de setembro, teve como temática principal os “Diálogos em Educação Física”. A proposta do evento deste ano foi a de trazer palestrantes que pudessem inspirar cada vez mais os participantes e, de certa forma, contribuir para a formação para os estudantes da área. Ao total, foram 8 palestras com questões atuais e relevantes para o campo da Educação Física.

O lazer e o treinamento de força para crianças e adolescentes foram os assuntos das duas primeiras palestras do evento. Sandro Carnicelli Filho e Andrei Guilherme Lopes abordaram a importância e os tabus por trás das duas áreas, respectivamente. Assim, no segundo dia Aline Moreira Ribeiro falou sobre imagem corporal e sexualidade na Educação Física. Quem também deu uma aula de conteúdo foi Juliano Silva Rocha, que trouxe conhecimentos valiosos sobre nutrição para o ganhos durante os treinamentos físicos.

2021 é o ano em que as Olimpíadas de Tóquio foram realizadas. Dessa forma, o Unilavras não podia deixar de trazer a temática para seu Congresso de Educação Física. Assim, o terceiro dia do evento foi dedicado à área. Carla de Freitas Felício falou sobre Levantamento de Peso Olímpico (LPO). E antes de praticar qualquer tipo de atividade física, é preciso fazer uma avaliação! Kátia Bortone Marota foi a palestrante que apresentou detalhes sobre a Avaliação Funcional do Movimento.

Já o último dia do Congresso de Educação Física do Unilavras contou com outras duas palestras. O Profissional de Educação Física no Contexto do Futebol Europeu, com Paulo Alexandre Bueno e Emagrecimento: prática baseada em evidência, com Marco Aurélio Ferreira de Jesus Leite. Ambos puderam compartilhar suas experiências sobre os assuntos e tirar as dúvidas dos participantes que acompanharam as discussões.