Local Simulado e palestras marcaram o 2º Congresso Sul-Mineiro de Ciências Forenses

O Unilavras realizou, entre os dias 9 e 11 de setembro, o 2º Congresso Sul-Mineiro de Ciências Forenses. O momento foi uma oportunidade para os interessados em ciências forenses conhecerem ainda mais este mundo! Foram diversas palestras on-line, além da live “Local Simulado”, realizada em todos os dias de evento.

No primeiro dia do Congresso, os participantes puderam entender como é a rotina de um perito com a palestra “A Atuação do Perito Criminal de Local”, ministrada por Walker Toledo. Além disso, houve a transmissão do Local Simulado, com o primeiro episódio da live e a apresentação do Prof. Tales Vieira, que é coordenador do Núcleo de Estudos em Ciências Forenses do Unilavras (NECIF).

Assim também, “Cadeia de Custódia”, “Crimes Cibernéticos e a Atual Legislação Penal Brasileira” entraram nas temáticas do evento. Daniela Rodrigues Caldas Leite e Pedro Paulo Uchõa Fonseca Marques foram os palestrantes, respectivamente, de alguns momentos do segundo dia. Os interessados na área de Traumatologia Forense puderam acompanhar o bate papo sobre área com Antônio Olintho. Já Evaldo Pinheiro trouxe uma discussão interessante sobre “Documentoscopia e Grafotécnica” e esclareceu dúvidas. O início da noite contou com Rony Costa com a palestra sobre “Toxicologia Forense”.

O sábado do Congresso Sul-Mineiro de Ciências Forenses trouxe temas relacionados à perícia ambiental e entomologia forense. Ambas as áreas são de importância para a perícia criminal e tem destaque nos estudos do NECIF. Assim, Josina Carvalho e Aline Pereira compartilharam suas experiências sobre a Perícia Ambiental e Pablo Francez trouxe o mundo da Entomologia Forense para o evento. Além disso, o terceiro e último episódio do Local Simulado foi transmitido e, ao final do Congresso, houve a premiação.